Sarkozy, o carro feioso e a dor de cabeça
CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou o Salão de Paris por volta das 12h de hoje, sexta-feira (1). Enquanto todo mundo se espremia para ver e fotografar o mandatário, UOL Carros preferiu capturar uma imagem do carro oficial: um Renault Vel Satis, esse que aparece com a bandeira da França na foto mais abaixo.
O Vel Satis, cujo nome refere-se a "velocidade" e "satisfação", é um dos carros mais feios já vendidos no mundo (a traseira, que não aparece na imagem, é o ponto mais fraco). Sua produção foi encerrada em 2009; o Latitude o substituirá como carro mais luxuoso do portfólio da marca.
O Vel Satis a postos para receber Sarkozy: beleza não é tudo
O presidente francês também usa um Citroën C6, certamente para ficar bem com a Renault e com a PSA. No entanto, nas duas vezes em que vi Sarkozy de mais ou menos perto, ele estava com o Vel Satis.
Diriam os machistas: para quem anda "a bordo" da Carla Bruni, pouco importa o carro oficial, certo?
Mas vale notar que Sarkozy está vivendo um péssimo momento de seu mandato, com popularidade em queda (cerca de 60% dos franceses o reprovam) e uma dor de cabeça enorme — daquelas que nem a Carlinha cantando baixinho ao pé do ouvido resolveria — devido ao aperto contra a imigração e a repressão aos estrangeiros que vivem ilegalmente na França.
Outro dia a revista Marianne o chamou de "patético" na capa; já a L'Express, que é mais conservadora, tentou explicar nesta semana "porque ele (Sarkozy) suscita ódio".
Amanhã, dia de abertura do Salão de Paris para o público em geral, trabalhadores das montadoras francesas prometem um protesto, às 14h, na porta do Parc des Expositions, sede do evento. Melhor o Sarkozy e seu Vel Satis ficarem bem longe daqui.
Foto: Claudio de Souza/UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.