Chevrolet: frente e verso do Cruze hatch e do Orlando
CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial
A Chevrolet europeia mostra três novidades no Salão de Paris: o Captiva com face-lift, que não é o mesmo vendido no Brasil e cujas alterações não se aplicam a este, o crossover de sete lugares Orlando e o Cruze hatchback, este ainda em fase de protótipo, mas praticamente definitivo em relação ao carro de produção.
Há dois anos cogitado como substituto do Vectra no Brasil, o Cruze vai aumentar a gama na Europa antes mesmo de ter seu destino verde-amarelo definido. A versão três-volumes, já à venda, também aparece no estande da Chevrolet — e pela primeira vez UOL Carros pôde entrar no carro e conferir sua cabine. O acabamento é correto e o espaço é ótimo para quatro pessoas. Supera nosso Vectra topo de linha, sem muita dúvida.
A versão exposta é a LT, de entrada, mas com diversos equipamentos que a levam dos 17,4 mil euros de preço inicial (cerca de R$ 40 mil) para 23.870 euros (R$ 55 mil) — com transmissão automática. Chamam a atenção as rodas de aro 17, o controle de estabilidade, o volante multifuncional e a profusão de airbags, além de um consumo anunciado de 15 km/l com o motor 2.0 de 163 cavalos, a gasolina.
No Cruze, nova grade da Chevrolet é arrematada por belos faróis
O Cruze hatch, por sua vez (e pela lógica), seria um eventual substituto para o Vectra GT se fosse vendido no Brasil. O que mais agrada em seu visual é a naturalidade com que se entendem o conjunto óptico alongado e a grade frontal em forma de escudo, nova assinatura visual da Chevrolet.
Atrás, lanternas discretas e um bom porta-malas de 400 litros
A traseira do protótipo exibido em Paris tem lanternas discretas e de bom gosto, e esconde um porta-malas de cerca de 400 litros. O Cruze hatch seria um fortíssimo concorrente contra Ford Focus e Hyundai i30, por exemplo. Aqui na Europa suas vendas começam em meados de 2011.
Por fim, vale um registro sobre o Orlando. De olho em competidores locais como o Volkswagen Sharan, a Chevrolet criou um carro bastante infeliz do ponto de vista estético.
O crossover Orlando: sete lugares a bordo de um design discutível
De fato: nem mesmo a dianteira parece seguir o desenho do já citado novo padrão da marca. Visto de lado, parece que foi espichado para acomodar a terceira fileira de assentos, e a traseira é arrematada com lanternas desproporcionais, que parecem copiadas do Kia Mohave.
Lanternas traseiras parecem emprestadas do Kia Mohave
O motor da unidade exposta é um 2.0 a diesel, com 163 cavalos. Há outro propulsor, um 1.8 a gasolina. E, ao menos por ora, não há risco de o Orlando ser vendido no Brasil.
Fotos: Claudio de Souza/UOL
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