Blog UOL Carros http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br Blog produzido pela equipe de UOL Carros com informações, análises, curiosidades e bastidores do mundo automotivo. E, se possível e cabível, com pitadas de bom humor. Tue, 16 Oct 2018 07:00:30 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Executivo da BMW diz que “não quer mais ouvir m****” sobre o Série 3 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/16/executivo-da-bmw-diz-que-nao-quer-mais-ouvir-m-sobre-o-serie-3/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/16/executivo-da-bmw-diz-que-nao-quer-mais-ouvir-m-sobre-o-serie-3/#respond Tue, 16 Oct 2018 07:00:30 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6036

Sedã desembarca no Brasil no segundo semestre de 2019

A sétima geração do BMW Série 3 foi um dos destaques do Salão de Paris. Diante da boa receptividade por parte da imprensa especializada, os executivos da marca aproveitaram para enaltecer as qualidades do modelo — e alfinetar os críticos do modelo mais importante da empresa.

“Ele precisa bater todos seus concorrentes em dirigibilidade porque todos os jornalistas especializados da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos adoram dizer que o E46 CSL foi o último Série 3 de verdade. E não quero mais ouvir esse tipo de m**** sobre o Série 3”, afirmou Klaus Frohlich, chefe de desenvolvimento da montadora alemã.

Pesando 55 kg a menos do que seu antecessor, o novo Série 3 traz boas mudanças na dirigibilidade, incluindo uma redução de 1 cm em seu centro de gravidade.

“Para mim, o mais importante é que você pode dirigi-la de forma rápida e relaxado. Você não percebe a velocidade que está viajando. Além disso, fizemos um carro muito mais valioso, no sentido de usar materiais mais nobres e ser sólido como uma rocha”, garante Frohlich.

O modelo, que estreia mundialmente em março de 2019, chega ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano que vem, inicialmente importado da Alemanha.

Depois, em segunda fase, deve passar para a fabricação local, em Santa Catarina — é preciso lembrar que esta geração, assim como a do novo Z4 (outra estreia de Paris), também será fabricada no México para abastecer os diferentes mercados globais.

 

]]>
0
Motorista de Tesla ignora aviso de modo semi-autônomo e bate em SUV http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/09/motorista-de-tesla-ignora-aviso-de-modo-semi-autonomo-e-bate-em-suv/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/09/motorista-de-tesla-ignora-aviso-de-modo-semi-autonomo-e-bate-em-suv/#respond Tue, 09 Oct 2018 15:04:46 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6028

O Autopilot é um dos recursos mais bacanas dos veículos da Tesla. Embora ele seja capaz de controlar a velocidade do carro, fazer curvas e eventualmente até evitar colisões, o sistema ainda é semi-autônomo. Ou seja, ele precisa de intervenção humana em certas situações — e emite um alerta para que o motorista assuma o controle.

Foi o que aconteceu com o dono de um Model S que bateu na traseira de um Nissan. O Tesla viajava a  70 km/h quando atingiu em cheio o SUV, que estava parado no meio da estrada provavelmente por causa de um acidente à frente.

Ironicamente, a Tesla divulgou recentemente um comunicado no qual afirma que o modo Autopilot reduziu acidentes em 40%. Até agora, dois acidentes fatais foram registrados nos Estados Unidos enquanto o sistema estava ativado.  O primeiro ocorreu em 2016, quando um Model S bateu em um caminhão. Na época, investigações mostraram que o reflexo do baú do caminhão teria confundido o sistema. Outro caso aconteceu em março deste ano em Mountain View, quando um Model X atingiu uma das barreiras que dividem as faixas da estrada e pegou fogo antes de ser atingido por outros dois veículos.

Em tempo: o Model S emitiu um alerta sonoro solicitando intervenção do condutor segundos antes do impacto, mas tanto motorista quanto passageiro estariam distraídos com as viaturas paradas nas laterais da estrada e não viram o veículo parado. Se serve de consolo, pelo menos a polícia não demorou nada para chegar ao local da batida…

]]>
0
Honda desenvolve sistema que “enxerga” pedestres e carros atrás de prédios http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/05/honda-desenvolve-sistema-que-enxerga-pedestres-e-carros-atras-de-predios/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/05/honda-desenvolve-sistema-que-enxerga-pedestres-e-carros-atras-de-predios/#respond Fri, 05 Oct 2018 15:40:17 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6024

Câmeras identificam pessoas e veículos em um raio de até 90 metros

A Honda está desenvolvendo um sistema capaz de identificar veículos e pedestres mesmo se estiverem “escondidos” atrás de paredes ou prédios.

O sistema chamado “Smart Intersection” foi idealizado em parceria com a cidade de Marysville (localizada no estado de Ohio, nos Estados Unidos) para reduzir o número de acidentes ocorridos em cruzamentos.

Ele usa a tecnologia de comunicação de veículos com outros objetos (chamada de V2X), utilizando ainda a tecnologia de reconhecimento de objetos dos veículos da marca e imagens fornecidas por um sistema de quatro câmeras montadas acima dos semáforos para identificar a iminência de um acidente. As câmeras conseguem monitorar um raio de até 90 metros ao redor.

Estatísticas apontam que aproximadamente 40% de todos os acidentes nos EUA acontecem em cruzamentos, respondendo por 20% dos 35 mil acidentes registrados anualmente no país.

“A Honda acredita que a tecnologia V2X é essencial para um trânsito mais inteligente e seguro, e acreditamos ter condições de desempenhar um papel vital no nosso sonho de uma sociedade sem acidentes”, declarou Ted Klaus, vice-presidente de pesquisa estratégica da Honda Americas.

]]>
0
Igual pizza: Ford vende carro online no Reino Unido e entrega em casa http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/04/igual-pizza-ford-vende-carro-online-no-reino-unido-e-entrega-em-casa/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/10/04/igual-pizza-ford-vende-carro-online-no-reino-unido-e-entrega-em-casa/#respond Thu, 04 Oct 2018 07:00:23 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6020

Agora dá para comprar carro pela internet ou no showroom

Vender carro pela internet não é novidade na Europa. A Ford, porém, inovou ao oferecer a entrega do veículo na porta da sua casa.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas na Inglaterra, mas pode ser expandido para outros mercados da Europa dependendo dos resultados. Esta não é a primeira vez que a Ford tenta vender carros pela internet no país: outras tentativas (mal sucedidas) aconteceram em 1999 e 2010. A montadora, porém, acredita que a iniciativa dará certo desta vez.

“Estávamos à frente do nosso próprio tempo em 1999, quando um carro parecia um produto muito importante para ser comprado pela internet. Mas nada como uma geração adiante para nos mostrar que estamos no caminho certo”, declarou um porta-voz da empresa à agência “Automotive News”.

Para os mais tradicionais, a Ford também oferece um showroom recém-inaugurado em Manchester chamado Digital FordStore. Além de expor veículos, o local também oferece a possibilidade de fechar negócio pela internet por meio de telões interativos.

 

]]>
0
Elétrico Audi E-tron é dúvida, mas rede de recarga já é montada no Brasil http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/26/eletrico-audi-e-tron-e-duvida-mas-rede-de-recarga-ja-e-montada-no-brasil/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/26/eletrico-audi-e-tron-e-duvida-mas-rede-de-recarga-ja-e-montada-no-brasil/#respond Wed, 26 Sep 2018 07:00:54 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6016 Não é segredo: a gente aqui de UOL Carros já revelou que a Audi do Brasil tenta trazer o recém-lançado SUV/crossover elétrico E-tron ao país. A ideia seria tê-lo, se possível, já durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Seria a forma perfeita de testar aceitação de público, bem como de conferir o interesse de potenciais compradores e também discutir infraestrutura, uma vez que o salão atrai de fãs de certos carros a empresários e até parte da classe política.

A dúvida ainda paira sobre se haveria tempo útil para convencer a matriz alemã e ainda vencer a burocracia.

Crédito: Reprodução

Mas parece que a Audi local está fazendo a parte dela: esta imagem obtida por colaboradores mostra um dos totens de recarga, que fazem parte de uma estrutura já em implantação pela empresa em seu centro de treinamento de funcionários e da rede de concessionários.

O E-tron pode ser conectado a tomadas padrão, mas seu sistema funciona no padrão de supercarga, para tempo de reabastecimento das baterias em até 30 minutos.

Ele usa dois motores elétricos de alta capacidade, um por eixo, para ter tração integral e gerar força o suficiente para ter até mesmo performance esportiva: são 400 cv e torque de 57,2 kgfm. Há ainda o modo “boost”, para até 60 segundos de arranque extra, chegando aos 402 cv, 67,7 kgfm e 0-100 km/h em menos de 6 segundos.

A autonomia é de cerca de 400 quilômetros com baterias cheias (novo ciclo WLTP).

BYD, Nissan e Volvo são exemplos de montadoras que já investem em redes de recarga no Brasil, junto a parceiros comerciais, além de terem veículos elétricos e híbridos rodando por permuta ou mesmo venda final ao consumidor. Além delas, a BMW (rival da Audi) tem o mesmo tipo de operação e vai além, com a implantação da eletrovia Rio-SP, em parceria com Rede Ipiranga de postos e a portuguesa EDP.

]]>
0
Porsche prepara head up display com realidade aumentada e cara de videogame http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/23/porsche-prepara-head-up-display-com-realidade-aumentada-e-cara-de-videogame/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/23/porsche-prepara-head-up-display-com-realidade-aumentada-e-cara-de-videogame/#respond Sun, 23 Sep 2018 11:00:45 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6001

Quase um Playstation: tecnologia pode mostrar até carro “fantasma” no para-brisa

Quem já jogou simuladores de corrida como Gran Turismo ou Forza Motorsport vai gostar da nova tecnologia que deve ser lançada pela Porsche nos próximos anos.

A marca alemã firmou uma parceria com a WayRay, empresa especializada no desenvolvimento de um novo tipo de head up display — a tecnologia que projeta informações do velocímetro e outras funções no para-brisa do veículo.

A novidade aproveita a tecnologia de”realidade holográfica aumentada”. Por trás do nome complicado está uma tecnologia que vai fazer o motorista se sentir em um videogame. Isso porque o head up display pode exibir dados como tempos de volta (muito úteis em track days), linha de referência para traçado ideal e até um carro “fantasma” para servir como referência de tempo de volta.

A inovação também seria interessante fora dos autódromos. Imagine um trecho de uma estrada em obras, no qual as áreas em obras poderiam ser destacadas diante dos olhos do motorista. Todas as imagens são geradas por um pequeno projetor que pode ser instalado em quase qualquer veículo, além de também exibir informações no lado do passageiro.

A Porsche não é a única montadora interessada em juntar forças com a WayRay. A Hyundai também está investindo para “aprimorar o desenvolvimento de realidade holográfica aumentada em sistemas de navegação por satélite em veículos do futuro, pretendendo implantar a tecnologia em veículos produzidos em série a partir de 2020”.

]]>
0
Decore sua casa com uma mesa de Lamborghini Aventador de R$ 144 mil http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/21/decore-sua-casa-com-uma-mesa-de-lamborghini-aventador-de-r-144-mil/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/21/decore-sua-casa-com-uma-mesa-de-lamborghini-aventador-de-r-144-mil/#respond Fri, 21 Sep 2018 07:00:48 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6009

Móvel terá apenas 44 unidades produzidas na Polônia

Todo fã de carros gosta de encher as prateleiras de sua casa com carrinhos, quadros e qualquer tipo de souvenir relacionado a automóveis. Se esse é seu caso, que tal comprar uma mesa em formato de Lamborghini Aventador?

Antes que você se desespere, saiba que a mesa não foi feita com a frente de um Aventador de verdade. O trabalho impressionante é da Design Epicentrum Manufacture, empresa polonesa especializada em fazer mesas e sofás inspiradas no superesportivo italiano.

O móvel impressiona pela fidelidade às formas do veículo. Falta apenas o logotipo da Lamborghini, provavelmente porque a empresa não detém os direitos de reprodução da montadora.

A mesa feita de fibra de vidro possui proteção contra riscos e tem 1,90 metro de largura por 80 cm de altura. Clientes podem escolher entre 200 cores e trocar acabamentos das rodas, além de pedir a instalação de luzes de LED debaixo do móvel.

A notícia ruim está justamente no preço de 30 mil euros — o equivalente a quase R$ 144 mil. O valor é menos de 20 vezes menor do que o valor pedido por uma Aventador Roadster, mas continua salgado demais para uma mesa. A não ser que você pense nela como um obra de arte. Até porque é exatamente isso que ela é, já que apenas 44 unidades serão produzidas.

]]>
0
Sonha com um híbrido? Este BMW Série 7 está à venda por menos que um Prius http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/20/sonha-com-um-hibrido-este-bmw-serie-7-esta-a-venda-por-menos-que-um-prius/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/20/sonha-com-um-hibrido-este-bmw-serie-7-esta-a-venda-por-menos-que-um-prius/#respond Thu, 20 Sep 2018 18:39:53 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=6005

Que tal um sedã de luxo híbrido por pouco mais de R$ 100 mil?

Muita gente já pensa em comprar um carro híbrido. Só que há um “pequeno” problema: a maioria deles ainda custa caro. O modelo mais barato à venda no país é o Toyota Prius, oferecido por R$ 126,6 mil.

Mas se você está pensando em comprar um, que tal “trocar” o Prius por um BMW Série 7? Um raro exemplar do ActiveHybrid7 feito em 2012 está à venda em um leilão pelo lance inicial de R$ 102 mil.

Além de trazer todos os luxos de um Série 7 (o modelo mais requintado da marca alemã), o sedã híbrido é blindado e foi revisado em junho. E ainda está pouco rodado: o hodômetro marca pouco mais de 38 mil quilômetros.

O carro tem placas de Foz do Iguaçu e há multas pendentes, cujo valor não foi informado no anúncio. Quem levar o sedã para casa também precisa arcar com as despesas de documentação.

Mesmo assim,  o ActiveHybrid7 pode ser um bom negócio, já que a tabela FIPE indica um valor de mercado de R$ 256.698.

 

]]>
0
Negócio da China: compre um apartamento e leve um BMW de brinde http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/19/negocio-da-china-compre-um-apartamento-e-leve-um-bmw-de-brinde/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/19/negocio-da-china-compre-um-apartamento-e-leve-um-bmw-de-brinde/#respond Wed, 19 Sep 2018 07:00:55 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=5996

Tática ousada é tentativa de alavancar as vendas de imóvel em Xangai

Uma incorporadora de imóveis da China está oferecendo um carro para quem comprar um apartamento em Xangai. Nada de mais até aí, não fosse um detalhe: o “brinde” é um BMW.

A China Merchants Shekou Industrial Zone Holdings Co. está tendo dificuldades para vender seu novo imóvel: apenas 25 dos 350 apartamentos já foram vendidos. Foi aí que surgiu a ideia de presentear futuros clientes com um automóvel.

Segundo informações do The Business Times, quem adquirir um apartamento de três dormitórios ou uma cobertura leva para casa uma BMW X1 ou Série 3. Em tempo: o imóvel está à venda por R$ 2,58 milhões, sendo que um Série 3 custa R$ 169.950 e o X1 parte de R$ 191.950. Ou seja, menos de 10% do valor do apartamento.

A prática não é tão incomum no mercado imobiliário chinês, já que outras empresas em Hong Kong oferecem estadias em hotéis ou pacotes de viagens aos clientes. Entretanto, parece que é a primeira vez que uma empresa oferece um automóvel no país.

 

]]>
0
Designer da Jaguar vira “hater” de internet e critica SUV da BMW http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/18/designer-da-jaguar-vira-hater-de-internet-e-critica-suv-da-bmw/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/09/18/designer-da-jaguar-vira-hater-de-internet-e-critica-suv-da-bmw/#respond Tue, 18 Sep 2018 07:00:24 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=5990

Callum cutucou rival e disse que é difícil fazer um projeto harmonioso

Ian Callum é o nome por trás de alguns dos projetos mais belos da Jaguar, como F-Type, XE, XF e F-Pace. Embora seja designer chefe da marca inglesa desde 1999, isso não o impede de dar alguns pitacos sobre a concorrência. Foi exatamente o que ele fez de uma forma bastante inusitada ao ver o novo BMW Vision iNext.

O escocês teria deixado um comentário em uma matéria da revista inglesa “Autocar” cutucando o design do SUV conceitual. “Como sempre digo, é relativamente fácil fazer algo diferente. Difícil é fazer um projeto harmonioso”, escreveu.

Alfinetadas à parte, fato é que estilo harmonioso parece não ser o ponto forte do carro-conceito da BMW. Isso porque, apesar do desenho futurista que remete ao i3, a grade frontal “duplo rim” — um dos elementos mais tradicionais da marca bávara — é um dos elementos mais controversos do projeto. Reinterpretada pelo time liderado por Adrian van Hooydonk, a peça é bem desproporcional em relação ao resto do veículo.

E você, concorda com a opinião de Callum? Ou gostou do SUV? Deixe sua opinião nos comentários!

Eis o Vision iNext criticado pelo designer da Jaguar: você gostou?

]]>
0