Blog UOL Carros http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br Blog produzido pela equipe de UOL Carros com informações, análises, curiosidades e bastidores do mundo automotivo. E, se possível e cabível, com pitadas de bom humor. Wed, 17 Jan 2018 20:22:17 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Acredite: Land Rover Defender ressuscita com força de superesportivo http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/17/acredite-land-rover-defender-ressuscita-com-forca-de-superesportivo/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/17/acredite-land-rover-defender-ressuscita-com-forca-de-superesportivo/#respond Wed, 17 Jan 2018 14:04:03 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4977

ATUALIZADO ÀS 18h20 (AGORA COM ÁLBUM, HEIN?): Faz quase dois anos que a Land Rover deixou de produzir o Defender. Tempo suficiente para os jipeiros sentirem saudades do modelo produzido por 68 anos ininterruptos. É justamente para eles que a marca britânica traz uma ótima notícia: o Defender está de volta. O que ninguém esperava: volta portando um V8 digno de superesportivo.

Principal destaque do Defender Works, o motor 5.0 V8 de 405 cv e 52,5 kgfm, faz o utilitário ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. É algo impensável para um veículo tradicionalmente movido por motor diesel de 122 cv e 36,7 kgfm. Tanto que a  velocidade máxima é limitada eletronicamente em… 170 km/h.

A transmissão do jipão é automática de oito marchas fabricada pela ZF com modo de condução esportivo, para dar conta do tranco.

Quanta modernidade: motor V8 é associado à uma transmissão automática de oito marchas

O problema é que nem todos poderão comprá-lo. O Defender Works será uma série limitada a 150 unidades produzida pela Jaguar Land Rover Classic, a divisão de restauração de veículos antigos do grupo inglês.

Essa área da empresa já lançou séries exclusivas de ícones como Jaguar E-Type e Land Rover Series I.

Apenas 150 unidades do jipão serão produzidas pela Jaguar Land Rover Classic

O Defender Works é feito sobre unidades das versões 90 e 110 fabricadas entre 2012 e 2016. Nenhuma delas pode ter mais de 32 mil quilômetros rodados, e a JLR Classic cuida de toda a transformação, que inclui instalação de novo conjunto motor-transmissão, freios adequados para a maior potência, rodas aro 18 com liga de diamante e pneus lameiros 265/65 R18.

Apesar do desempenho de superesportivo, o Defender encara lama, água e qualquer obstáculo sem reclamar

O jipão será oferecido em oito opções de cores exteriores, incluindo duas com acabamentos em cetim. Alguns detalhes (como o teto e a grade dianteira) são pintados em preto Santorini, enquanto as maçanetas, tampa de combustível e as letras do capô são de alumínio usinado.

Por dentro, o carro tem acabamento em couro Windsor, bancos esportivos e sistema de entretenimento especialmente projetado para o veículo.

Cabine tem acabamento em couro Windsor e sistema de entretenimento exclusivo

Ah, é, o preço: além da exclusividade de unidades e de motor, o valor também é para poucos: cada veículo custará 150 mil libras esterlinas, o equivalente a quase R$ 670 mil.

]]>
0
Toyota deixa Hilux insanamente brutal com novas versões… na Austrália http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/16/toyota-deixa-hilux-insanamente-brutal-com-novas-versoes-na-australia/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/16/toyota-deixa-hilux-insanamente-brutal-com-novas-versoes-na-australia/#respond Tue, 16 Jan 2018 14:09:39 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4968

A Hilux Rugged X tem até um quebra-mato projetado para a instalação de um guincho

A Austrália é um dos maiores mercados de picapes do planeta. Isso explica por que a Toyota está constantemente trazendo novidades à linha Hilux por lá, como essas três novas versões.

A Hilux Rogue é a versão “menos” radical das três novidades lançadas na Austrália

A Hilux Rogue (acima) ganhou um novo para-choque frontal, faróis de neblina, grade hexagonal, santantonio e rodas pretas.

A versão Rugged aposta na mesma receita da Rogue, mas acrescentando acessórios como quebra-mato frontal e snorkel do lado direito do veículo.

Quebra-mato e snorkel deixaram a Hilux com uma aparência mais robusta

E a Hilux Rugged X radicaliza de vez com uma vistosa proteção do para-choque frontal, quebra-mato com suporte para instalação de guincho e ganchos para reboque.

Para-choque convencional foi substituído por uma peça inteiriça e reforçada

“É cada vez maior o número de clientes da Hilux que procuram acessórios para suas picapes – a ponto de serem os que mais gastam com equipamentos entre todos os modelos da Toyota. Estes novos veículos vão satisfazê-los entregando maior capacidade de vencer obstáculos, conforto, segurança e a robustez que caracterizam a Hilux”, declarou Sean Hanley, diretor de vendas e marketing da marca na Austrália.

 

]]>
0
Mulheres sauditas não querem só dirigir, mas também comprar primeiro carro http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/16/mulheres-sauditas-nao-querem-so-dirigir-mas-tambem-comprar-primeiro-carro/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/16/mulheres-sauditas-nao-querem-so-dirigir-mas-tambem-comprar-primeiro-carro/#respond Tue, 16 Jan 2018 06:00:38 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4953

Exposição acontece em shopping-center administrado só por mulheres

Foi apenas em setembro de 2017 que as mulheres conseguiram permissão para dirigir carros na Arábia Saudita — único país do mundo que ainda exercia tal veto. Agora o jornal “The Guardian” reporta outra grande conquista: uma exposição de automóveis só para elas.

A feira realizada no shopping-center Le Mall, em Jidá, reúne veículos ecológicos (híbridos e elétricos) de várias categorias e valores. A organização montou até uma equipe de promotoras de venda para ajudar as visitantes a comprarem seu primeiro carro.

Visitantes serão atendidas por uma equipe formada apenas por vendedoras

 

 

 

 

 

 

“Sabemos que as mulheres são as maiores consumidoras nas lojas de nosso shopping”, afirmou Sharifa Mohammad, responsável pelo evento. “Este local é totalmente administrado por mulheres, e elas trabalham em todos os lugares, até na praça de alimentação”.

As visitantes aprovaram a ideia. “Sempre me interessei por carros, mas não sabia dirigir – e nem tínhamos como praticar. Agora estou muito interessada em comprar um carro, mas gostaria que o preço não fosse tão alto e as condições de pagamento fossem facilitadas”, declarou Ghada al-Ali.

A emissão de carteiras de motorista para mulheres foi autorizada pelo rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz. A ordem, no entanto, entrará em vigor apenas em junho de 2018.

]]>
0
Sede mundial da GM vira garagem de picapes clássicas; veja as mais belas http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/15/sede-mundial-da-gm-vira-garagem-de-picapes-classicas-veja-as-mais-belas/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/15/sede-mundial-da-gm-vira-garagem-de-picapes-classicas-veja-as-mais-belas/#respond Mon, 15 Jan 2018 15:08:42 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4949

A General Motors comemora em 2018 100 anos desde que criou sua primeira picape. UOL Carros já contou essa história: em 1917 funcionários da linha de produção transformaram um carro de passeio num veículo para transporte de peças, restrito ao uso interno da fábrica.

Algum diretor viu, teve uma boa sacada e lançou a ideia de transformar aquilo num carro de produção, votado ao trabalho. Em 1918 surgia a One-Ton. Bingo!

Veja mais

Salão de Detroit será paraíso de picapes e SUVS
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

No Brasil a Chevrolet, marca subsidiária da montadora, chegou até até uma série especial da nossa S10, chamada “100 Years”, em menção ao marco. E é claro que a matriz não deixaria de celebrar o momento.

Por isso, quem for à sede global da GM, em Detroit (EUA) — um compexo denominado Renaissance Center –,  vai se deparar com uma “passarela giratória” de picapes que marcaram a história da montadora ao longo do século.

Nosso editor fotográfico, Murilo Góes, visitou a pequena exposição antes de começar a cobertura do Salão de Detroit 2018 e registrou as relíquias ali expostas. São modelos que marcaram o passado da companhia entre as décadas de 1920 e 70, além da nova Silverado, que aponta para o futuro já em 2018. Assista!

]]>
0
Olha isso: Turcomenistão veta circulação de carros pretos no país http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/15/olha-isso-turcomenistao-veta-circulacao-de-carros-pretos-no-pais/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/15/olha-isso-turcomenistao-veta-circulacao-de-carros-pretos-no-pais/#respond Mon, 15 Jan 2018 06:00:28 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4941

Medida já está em vigor, tanto que vários veículos já foram recolhidos pelo governo

Leis estranhas existem aos montes por aí. Mas olha essa do Turcomenistão: o país, que já havia banido em 2015 a circulação de veículos na cor preta importados no país, proibiu todos (sim, TODOS) os carros pretos de circularem pelas ruas da capital Ashgabat, não importa a origem deste modelo.

O governo local não deu maiores explicações para justificar o veto, mas o site “Chronicles of Turkmenistan” aponta que o motivo seria a aversão do presidente do país, Gurbanguly Berdimukhamedov, à cor.

Para piorar, vários motoristas já estão a pé, uma vez que as autoridades locais guincharam diversos veículos sem ao menos dar a chance de os proprietários se prepararem para a nova lei.

A medida, que para nós aqui no Brasil soa estranha, só permite que o proprietário retire seu veículo mediante a assinatura de um documento concordando em repintar seu carro de uma cor mais clara. A mesma página, no entanto, revelou que carros de várias cores estão sendo recolhidos — apenas os veículos brancos estão circulando livremente, já que esta seria a cor favorita do mandatário do Turcomenistão, também segundo o “Chronicles”.

Apenas os donos de oficinas parecem ter gostado da nova lei: o valor para pintar qualquer veículo varia de US$ 500 a US$ 1.000 por lá.

Em tempo: no Turcomenistão ninguém perde tempo pensando em colar uma película de proteção nos vidros, pois elas estão proibidas no país desde 2014.

]]>
0
Caminhão Mack vira kit com 2.595 peças de Lego… e tem até guindaste http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/13/caminhao-mack-vira-kit-com-2-595-pecas-de-lego-e-tem-ate-guindaste/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/13/caminhao-mack-vira-kit-com-2-595-pecas-de-lego-e-tem-ate-guindaste/#respond Sat, 13 Jan 2018 10:00:08 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4933

Kit de 2.595 peças está entre os mais complexos já lançados pela Lego

Faz tempo que Lego deixou de ser brinquedo de criança. De olho no interesse dos adultos, a empresa investe cada vez mais em complexos projetos, como reproduções ultradetalhadas da VW Kombi, Mini Cooper e Porsche 911 GT3 RS. Agora é a vez do caminhão Mack Anthem ganhar sua versão feita de tijolinhos.

Apresentado no fim de 2017, Anthem tem até piloto automático adaptativo

Lançado no fim de 2017, o Anthem é o modelo mais caro vendido pela Mack Trucks, e é recheado de tecnologias. Tem piloto automático adaptativo, alerta de permanência em faixa, sistema multimídia com tela de 7 polegadas e compatibilidade com Apple Car Play, entre outros itens.

Várias partes são funcionais, como o eixo dianteiro esterçante e até os pistões do motor

Já o kit da Lego é formado por 2.595 peças (quase o dobro da VW Kombi), fazendo dele o quinto maior kit da linha Technic – normalmente composta por projetos de alto grau de complexidade.  O cuidado é notado em detalhes como o eixo dianteiro esterçante e os pistões funcionais do motor de seis cilindros.

Braços de sustentação do implemento funcionam de verdade

O implemento (parte acoplada ao cavalo do caminhão) possui braços de sustentação funcionais, guindaste e um contêiner com portas que podem ser trancadas. Por dentro da cabine há bancos com ajustes de distância, para-sóis, espelhos ajustáveis e até uma cama atrás dos assentos.

Kit também permite montar uma reprodução do Mack LR em escala

A parte mais interessante é que o kit é um “2 em 1”, permitindo que o usuário monte também uma réplica do Mack LR Garbage Truck, uma versão do LR voltada para a coleta de lixo que se tornou icônica entre os fãs de caminhões.

Se você curtiu o Mack Anthem, saiba que o kit custa US$ 179,99 e estará disponível para entrega em qualquer parte do mundo a partir de 26 de janeiro.

 

]]>
0
Ram ou Wrangler? Veja a nova bizarrice da coleção de xeique de Abu Dhabi http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/12/ram-ou-wrangler-veja-a-nova-bizarrice-da-colecao-de-xeique-de-abu-dhabi/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/12/ram-ou-wrangler-veja-a-nova-bizarrice-da-colecao-de-xeique-de-abu-dhabi/#respond Fri, 12 Jan 2018 06:00:07 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4926

Exótica criação combina frente de Ram com carroceria de Wrangler

Pode acreditar: este veículo bizarro não foi feito no Photoshop. Fruto de um inusitado casamento entre um Jeep Wrangler e uma RAM 2500, ele faz parte do exótico acervo do Sheikh Hamad Bin Hamdan Al Nahyan, bilionário membro da família governante de Abu Dhabi.

Como se a combinação não fosse suficientemente esquisita, Al Nahyan pediu para alongar o capô de seu jipe. Não se sabe a motorização escolhida para movimentar o veículo, e nem sobre qual chassi o projeto foi construdo.

E olha que esta nem é a criação mais estranha da gigantesca coleção do xeique. Sua garagem é tomada por um Nissan Patrol de oito rodas, um Classe S com rodas de monster truck e até uma casa sobre rodas.

Mesmo assim, nenhum veículo é mais estranho do que uma picape Dodge Power Wagon oito vezes maior do que a realidade. Dentro dela há espaço para uma casa com dois andares, dois quartos, banheiro e varanda.

A melhor notícia é que, ao contrário de outros bilionários árabes, Al Nayan abre sua coleção para visitação. Todos os carros ficam expostos dentro de uma pirâmide localizada a aproximadamente 45 minutos de Abu Dhabi.

]]>
0
Vai levar quantos? Frota de 18 Porsche 911 GT3 0km está à venda na Holanda http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/10/vai-levar-quantos-frota-de-18-porsche-911-gt3-0km-esta-a-venda-na-holanda/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/10/vai-levar-quantos-frota-de-18-porsche-911-gt3-0km-esta-a-venda-na-holanda/#respond Wed, 10 Jan 2018 13:37:14 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4917

São 18 911 GT3 sem uso, que foram adquiridos por um milionário holandês

Ser dono de um Porsche 911 GT3 é o sonho de qualquer fã de superesportivo. Se você faz parte deste grupo, certamente vai babar nesta oportunidade: que tal comprar 18 911 GT3 de uma só vez?

O anúncio foi publicado no site holandês Marktplaats. Todos os veículos foram fabricados em 2015 e nunca rodaram. Eles saíram de fábrica com o kit Club Sport Package, que inclui gaiola de proteção atrás dos bancos dianteiros, bancos do tipo concha com cintos de segurança de seis pontos e tanque de combustível externo.

Cada carro pode ser comprado por “apenas” 134.500 euros

Os carros foram encomendados por um milionário holandês que pretendia utilizá-los em uma pista de corrida que jamais saiu do papel. Naquela época, o 911 GT3 usava um motor 3.8 boxer naturalmente aspirado de seis cilindros contrapostos que rende 482 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração traseira.

Quem quiser levar “apenas” um dos 911 para casa precisa pagar 134.500 euros — cá entre nós, uma pechincha perto dos 228.100 euros pedidos por um GT3 2018 zero quilômetro.  Se dinheiro não for problema, a frota inteira pode ser sua por 2,4 milhões de euros.

]]>
0
BMW reabastece M5 em movimento para bater dois recordes; veja insanidade http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/09/bmw-reabastece-m5-em-movimento-para-bater-recorde-veja-insanidade/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2018/01/09/bmw-reabastece-m5-em-movimento-para-bater-recorde-veja-insanidade/#respond Tue, 09 Jan 2018 17:40:05 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4904

Bocal do tanque foi adaptado para realizar o reabastecimento em movimento

Nunca houve um BMW M5 tão potente com o modelo da sexta geração. Identificado pelo codinome F90, o sedã tem um motor 4.4 V8 biturbo com 608 cv e 76,5 kgfm de torque. Tais números fazem o M5 ir de 0 a 100 km/h em meros 3,4 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h – podendo atingir os 305 km/h sem o limitador.

Mas o M5 não foi feito apenas para acelerar. Ele também é uma poderosa máquina de drift. Um vídeo produzido pela própria marca mostra a façanha realizada em uma pista nos Estados Unidos.

Foram oito horas ininterruptas deixando o sedã alemão de lado, percorrendo 374 km – o recorde anterior era de 144 km. A equipe do “Guinness Book of Records” (o famoso Livro dos Recordes) permitiu paradas para reabastecimento, mas a BMW deixou as coisas mais divertidas enchendo o tanque do M5 com o veículo em movimento, usando outro veículo como auxílio. Exatamente como ocorre com alguns aviões cargueiros e militares.

O planejamento para realizar a façanha não foi nada simples. Além de treinar para fazer a manobra sem causar acidentes, a BMW fez algumas adaptações no carro protagonista para permitir um reabastecimento rápido, incluindo a remoção do banco traseiro para instalação de uma célula de combustível, o qual foi enchido por um bocal adaptado na janela traseira do lado esquerdo. De lá a gasolina era repassada para o tanque do veículo.

Foram realizados cinco abastecimentos durante as oito horas. E a BMW levou outro recorde para casa: o de maior drift duplo, percorrendo 79,2 km lado a lado para encher o tanque do M5 azul. Assista ao vídeo da complexa e inútil operação:

]]>
0
Onix, Civic e Creta são carros mais buscados no Google; Saveiro é surpresa http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2017/12/22/onix-civic-e-creta-sao-carros-mais-buscados-no-google-saveiro-e-surpresa/ http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2017/12/22/onix-civic-e-creta-sao-carros-mais-buscados-no-google-saveiro-e-surpresa/#respond Fri, 22 Dec 2017 19:51:34 +0000 http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/?p=4893 Chevrolet Onix, Honda Civic, Hyundai Creta e — veja só — Volkswagen Saveiro foram os carros mais buscados no Google em suas respectivas categorias em 2017, informa nesta sexta (22) levantamento anual da própria empresa.

Automóvel mais emplacado do Brasil desde 2015 e que se encaminha para fechar o terceiro ano seguido na liderança de vendas com ampla margem, o Onix não surpreende ao estar em primeiro lugar entre hatches, enquanto o Civic, segundo colocado em vendas no segmento de sedãs médios, ficou na frente do Corolla, o líder disparado em emplacamentos de sua categoria.

Já a Saveiro, que está sem receber novidades significativas desde março de 2016 e vende menos que a rival Fiat Strada (48 mil unidades do modelo da Fiat contra 39 mil da Volkswagen no acumulado de 2017), ficou na ponta entre picapes nas buscas do Google, à frente da própria Strada e até da Toro, que também vende mais e tem ao seu lado o apelo de ser novidade.

Entre SUVs, o Hyundai Creta, com praticamente ano de mercado, foi o mais buscado, seguido pelo Ford EcoSport — que este ano recebeu nova frente, motores inéditos e cabine repaginada.

Considerando apenas fabricantes, a líder de mercado Chevrolet aparece como a mais buscada, enquanto a que mais cresceu em volume de buscas em 2017 na comparação com 2016 foi a Renault, que em agosto lançou o Kwid, o quinto lugar entre hatches mais procurados.

Confira os cinco líderes de buscas em cada categoria.

Hatches mais procurados: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Argo e Renault Kwid.

Sedãs mais procurados: Honda Civic, Toyota Corolla, Honda City, Chevrolet Cruze e Chevrolet Prisma.

SUVs mais procurados: Hyundai Creta, Ford EcoSport, Nissan Kicks, Jeep Compass e Honda HR-V.

Picapes mais procuradas: Volkswagen Saveiro, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Fiat Strada e Ford Ranger.

Marcas mais procuradas: Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Honda e Hyundai.

Marcas com maior crescimento em buscas: Renault, Porsche, Koenigsegg, Jaguar e Dodge.

]]>
0