"Volante sensorial" da Jaguar Land Rover evita distrações no trânsito
A Jaguar Land Rover desenvolveu um "volante sensorial" em parceria com a Universidade de Glasgow, na Escócia, que usa calor para orientar o motorista sem que ele precise tirar os olhos da estrada.
Partes do equipamento são aquecidas ou resfriadas rapidamente para avisar condutor, por exemplo, quando fazer uma curva via navegação GPS. Além disso, usa essa tecnologia ao trocar de faixa ou para alertar quando o veículo se aproxima de um cruzamento. Segundo a fabricante, isso eleva a segurança em estradas de traçado irregular ou sob mau tempo.
A boa sacada não para aí: esse "esquenta e esfria" também poderá ser ativado quando o veículo entrar no modo de condução autônoma e também para avisar quando é hora de o motorista assumir o controle da direção.
A Jaguar Land Rover explica que o aumento ou a redução na temperatura produz uma diferença de até 6ºC em cada lado do volante e essa oscilação poderá ser ajustada pelo condutor.
O tal "volante sensorial" ainda é um protótipo, mas poderá estar em modelos vendidos da montadora em um futuro próximo. Seria uma alternativa para situações nas quais alertas sonoros podem atrapalhar o conforto a bordo — como ao ouvir música ou durante uma conversa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.