Topo

Ford adota ferramenta de realidade virtual que desenha carros por gestos

UOL Carros

04/02/2019 13h15

Os designers da Ford contam com uma ferramenta inovadora para bolar seus projetos. A fabricante foi a primeira a adotar o Gravity Sketch, um programa de realidade virtual que permite desenhar carros apenas com gestos.

A ferramenta possui tecnologias de rastreadores de movimento e óculos especiais, eliminando a necessidade de usar papel e caneta para fazer esboços. Além de modernizar a rotina dos estúdios de design, a tecnologia reduz significativamente o tempo de desenvolvimento dos veículos.

"Poder enxergar todos os ângulos do veículo em 360 graus enquanto ele está sendo desenhado realmente libera a criatividade e reforça a nossa proposta de centrar o design no cliente desde o início de cada projeto", afirma Michael Smith, gerente de design da Ford nos EUA.

Ford é primeira fabricante a adotar tecnologia de realidade virtual em design

Atualmente, um novo projeto parte de um esboço 2D, que é digitalizado em alta qualidade e transformado em modelo 3D por um software de design auxiliado por computador (CAD). O passo seguinte é transportá-lo para um ambiente de realidade virtual, no qual ele é cuidadosamente analisado para verificar sua viabilidade.

O Gravity Sketch é capaz de realizar todas as etapas deste processo em algumas horas, partindo de um modelo 3D que elimina a necessidade do esboço 3D. A tecnologia de realidade virtual permite que os projetistas criem o veículo em torno dos passageiros, além de visualizar o design por qualquer ângulo e tamanho.  A tecnologia será adotada em todos os estúdios de design da Ford pelo mundo.

"Essa colaboração com os designers da Ford nos permitiu mergulhar no seu processo criativo e descobrir modos de ajustar o aplicativo para melhor atender às suas necessidades", concluiu Oluwaseyi Sosanya, CEO e um dos fundadores da Gravity Sketch.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.