Topo

Estudo mostra que volante é quatro vezes mais sujo que banheiro público

UOL Carros

29/01/2019 11h36

Cuidado: o volante do seu carro pode ser um lar de bactérias

Não adianta fugir: as bactérias estão por todos os lados — inclusive no seu carro. Um estudo feito pelo site "CarRentals.com" revelou que a situação é bem pior do que a gente imagina.

Após entrevistar mil pessoas sobre os hábitos de limpeza com seus carros, o levantamento concluiu que um volante pode ter até 629 unidades de formações de colônias (ou UFC, nome dado para a medida que calcula o número de bactérias ou fungos em uma amostra).

Este número, pasme, é quatro vezes maior do que um vaso sanitário de banheiro público (!) e seis vezes maior do que a quantidade presente na tela do telefone celular. Outras partes do carro também estão contaminadas, como porta-copos (506 UFCs), cintos de segurança (403 UFCs) e maçanetas internas (256 UFCs).

Nenhum destes lugares, porém, supera o posto de gasolina. Enquanto as bombas de combustível ostentam uma média de 2,6 milhões de UFCs, o gatilho da bomba tem "apenas" 2 milhões de UFCs.

Parece assustador, né? Mas lembre-se que qualquer lugar onde as pessoas tocam suas mãos está sujeito a acúmulo de germes. É claro que o uso de produtos de limpeza e desinfetantes derrubam as chances de contaminação, mas sempre há o risco.

Talvez os números sejam uma boa chance para adquirir o hábito de limpar seu carro periodicamente, caso você ainda não o faça. O mesmo estudo concluiu que 32% das pessoas entrevistadas fazem uma higienização completa apenas uma vez por ano, enquanto 12% das pessoas nunca fizeram isso.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.