Topo

Novo Ford Focus vai bem e iguala Audi e McLaren em "teste do alce"; assista

UOL Carros

22/01/2019 07h00

Ele não será vendido nos Estados Unidos e também já está descartado para o Brasil, uma pena. Isso porque a nova geração do Ford Focus acaba de ter um resultado considerado surpreendente em teste feito na Espanha.

Segundo o site automotivo Km77.com, um Focus Hatch da nova geração superou o "teste do alce", com mudanças drásticas de direção concluídas com sucesso, com velocidade máxima de 83 km/h. É o mesmo tempo, segundo eles, obtido por supercarros como McLaren 675LT e Audi R8 V10.

Detalhe: o novo Focus testado é de uma das configurações mais básicas vendidas na Europa, o 1.0 Ecoboost (de 16.500 euros — equivalente a R$ 70.500) , equipado com o motor de 125 cavalos e suspensão traseira por eixo de torção, nada do sistema multibraços das configurações de topo por lá.

Os espanhóis também apontam que o desgaste de pneus (Michelin Pilot Sport 4) foi bem baixo no teste de slalom, realizado a 70 km/h.

No vídeo do teste, que já tem mais de 150 mil visualizações no YouTube, é possível conferir o desempenho do novo Focus, que entrou para o "Clube dos 80" do site espanhol. A classificação abriga os modelos que conseguiram concluir a prova com velocidades superiores a 80 km/h.

Bem curioso, também, é o fato de que o tal "Clube dos 80" tem modelos como o SUV Nissan X-Trail 4×4 Diesel (concluiu a 80 km/h) e é liderado por um modelo de 1999, o Citroën Xantia V6 Activa, que estabeleceu o recorde de 85 km/h, nunca batido, graças ao uso da suspenso ativa Hydractive.

Desenvolvido sobre plataforma modular (a C2), o novo Focus foi bolado sob medida para os mercados europeu e chinês. Nos EUA, a Ford já anunciou que deixará de fazer carros de passeio (apenas a versão aventureira do Focus está prevista, ainda que de modo não concretizado). Para o Brasil, o foco (com trocadilho e tudo) será em SUVs e outros modelos, inclusive com uma aliança de produção feita com a Volkswagen.

Novo Focus Hatch mandando bem no teste espanhol

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.