Topo

Robô brasileiro fecha primeira venda de carro da Citroën no mundo

UOL Carros

11/12/2018 07h00

Marca utiliza assistente virtual para responder clientes interessados no Cactus (foto: Murilo Góes/UOL)

Ainda é grande a resistência à novos modelos de compra e venda de carros. Mas isso pode mudar em poucos anos. A Citroën concretizou a primeira venda de um automóvel intermediada por meio de um assistente virtual — conhecido como chatbot — no mundo.

O robô chamado Jean "levou" um cliente brasileiro ao site de pré-reserva do C4 Cactus. Segundo a marca, o processo começou no atendimento virtual por Facebook Messenger, levando o usuário à página para concretizar o negócio.

O dispositivo foi desenvolvido pela Citroën do Brasil em parceria com empresa de tecnologia Smarters e a agência BETC/Havas apenas para o lançamento do modelo no país. A tecnologia baseada no uso de inteligência artificial responde dúvidas relacionadas ao design, tecnologia, conforto, segurança, endereço das concessionárias, test-drive e outros assuntos ligados à compra do Cactus.

A montadora diz que o robô é capaz de estabelecer uma conversa em linguagem natural com respostas customizadas por meio de uma tecnologia de compreensão de textos chamada NLP (Natural Language Processing, ou Processamento Natural de Idiomas, em tradução livre)

"Assim como o Cactus é inspirado pela vida e atitude das pessoas, desenvolvemos uma ferramenta para tratar cada cliente como único, ao mesmo tempo em que ela auxilia o consumidor a fazer a compra de qualquer local, dia ou horário, mesmo em uma grande escala de demanda", afirma Alessandra Souza, Diretora de Desenvolvimento do Negócio da Peugeot/Citroën.

Além de responder dúvidas, o robô amplia seu repertório durante as conversas, aprendendo peculiaridades da comunicação humana, incluindo usos de emojis, expressões, gírias, emoções, regionalismos, abreviações e até erros de escrita.

"A ideia deste processo é deixar o atendimento cada vez mais personalizado, motivado pelo o que o cliente precisa e quer saber", concluiu Alessandra.

 

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.