Topo

Museu da Imprensa Automotiva exibirá primeiro carro-conceito brasileiro

UOL Carros

05/11/2018 14h00

Aruanda foi premiado até na Itália e produzido pela Fissore

O Museu da Imprensa Automotiva (MIAU) é um prato cheio para os amantes de carros. O local ostenta um gigantesco acervo de mais de 100 mil publicações especializadas em automóveis e materiais promocionais das montadoras. E se você ainda não visitou o museu, vale a pena ir no próximo final de semana, quando uma atração especial estará por lá.

Trata-se do Aruanda, o primeiro carro-conceito projetado no Brasil. O projeto foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 por Ari Rocha, então estudante na FAU-USP e estagiário na Vemag. Naquele ano, o Aruanda foi o grande vencedor do Prêmio Lúcio Meira, criado para estimular uma nova geração de designers automotivos brasileiros.

Além de um prêmio em dinheiro, Rocha recebeu três convites para construir o carro na Itália, até hoje a meca do design automotivo. O brasileiro foi convidado pelos estúdios Pininfarina, Michelotti e Fissore, escolhendo o último. Apenas uma unidade foi construída e exposta no estande da Fissore no Salão Internacional de Turim em novembro de 1965. Ambientado em um espaço que lembrava o calçadão de Copacabana, o Aruanda foi reconhecido com o prêmio de proposta mais inovadora do evento.

O protótipo histórico quase deixou de existir em 1978, quando uma enchente tragou o veículo de uma oficina na Zona Sul de São Paulo. Porém, 20 anos depois, um chaveiro adquiriu um galpão desativado em Bauru (SP) e encontrou o Aruanda em estado deplorável. Ciente do valor histórico incalculável, o novo proprietário procurou Ari Rocha e lhe devolveu o carro, que foi totalmente restaurado.

Quem visitar o MIAU no sábado (10) poderá conversar com o próprio Rocha. O Aruanda estará em exposição apenas até o domingo (11).

SERVIÇO
Miau – Museu da Imprensa Automotiva Brasileira
Endereço: Rua Marcelina, 108 – Vila Romana, São Paulo – SP
Horário: das 11h às 17h.
Ingressos: R$ 15.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.