Topo

Honda desenvolve sistema que "enxerga" pedestres e carros atrás de prédios

UOL Carros

05/10/2018 12h40

Câmeras identificam pessoas e veículos em um raio de até 90 metros

A Honda está desenvolvendo um sistema capaz de identificar veículos e pedestres mesmo se estiverem "escondidos" atrás de paredes ou prédios.

O sistema chamado "Smart Intersection" foi idealizado em parceria com a cidade de Marysville (localizada no estado de Ohio, nos Estados Unidos) para reduzir o número de acidentes ocorridos em cruzamentos.

Ele usa a tecnologia de comunicação de veículos com outros objetos (chamada de V2X), utilizando ainda a tecnologia de reconhecimento de objetos dos veículos da marca e imagens fornecidas por um sistema de quatro câmeras montadas acima dos semáforos para identificar a iminência de um acidente. As câmeras conseguem monitorar um raio de até 90 metros ao redor.

Estatísticas apontam que aproximadamente 40% de todos os acidentes nos EUA acontecem em cruzamentos, respondendo por 20% dos 35 mil acidentes registrados anualmente no país.

"A Honda acredita que a tecnologia V2X é essencial para um trânsito mais inteligente e seguro, e acreditamos ter condições de desempenhar um papel vital no nosso sonho de uma sociedade sem acidentes", declarou Ted Klaus, vice-presidente de pesquisa estratégica da Honda Americas.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.