Topo

Elétrico Audi E-tron é dúvida, mas rede de recarga já é montada no Brasil

UOL Carros

26/09/2018 04h00

Não é segredo: a gente aqui de UOL Carros já revelou que a Audi do Brasil tenta trazer o recém-lançado SUV/crossover elétrico E-tron ao país. A ideia seria tê-lo, se possível, já durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Seria a forma perfeita de testar aceitação de público, bem como de conferir o interesse de potenciais compradores e também discutir infraestrutura, uma vez que o salão atrai de fãs de certos carros a empresários e até parte da classe política.

A dúvida ainda paira sobre se haveria tempo útil para convencer a matriz alemã e ainda vencer a burocracia.

Crédito: Reprodução

Mas parece que a Audi local está fazendo a parte dela: esta imagem obtida por colaboradores mostra um dos totens de recarga, que fazem parte de uma estrutura já em implantação pela empresa em seu centro de treinamento de funcionários e da rede de concessionários.

O E-tron pode ser conectado a tomadas padrão, mas seu sistema funciona no padrão de supercarga, para tempo de reabastecimento das baterias em até 30 minutos.

Ele usa dois motores elétricos de alta capacidade, um por eixo, para ter tração integral e gerar força o suficiente para ter até mesmo performance esportiva: são 400 cv e torque de 57,2 kgfm. Há ainda o modo "boost", para até 60 segundos de arranque extra, chegando aos 402 cv, 67,7 kgfm e 0-100 km/h em menos de 6 segundos.

A autonomia é de cerca de 400 quilômetros com baterias cheias (novo ciclo WLTP).

BYD, Nissan e Volvo são exemplos de montadoras que já investem em redes de recarga no Brasil, junto a parceiros comerciais, além de terem veículos elétricos e híbridos rodando por permuta ou mesmo venda final ao consumidor. Além delas, a BMW (rival da Audi) tem o mesmo tipo de operação e vai além, com a implantação da eletrovia Rio-SP, em parceria com Rede Ipiranga de postos e a portuguesa EDP.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.