Topo

Chevrolet cria app que usa família para inibir uso do celular ao volante

UOL Carros

11/09/2018 13h03

Dirigir falando ao celular? Se depender da Chevrolet, não.

Não restam dúvidas de que telefone celular e volante não combinam. Mas se você não concorda, os números são incontestáveis. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que usar o telefone celular é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Já nos Estados Unidos, 3.450 mortes foram causadas pelo uso do aparelho, que aumenta o risco de acidentes em 400%, segundo dados da NHTSA (associação responsável pela segurança viária).

Diante de fatos como estes é que a Chevrolet lançou o Call Me Out. O aplicativo de smartphone foi desenvolvido em conjunto com estudantes da Universidade de Wayne State (em Detroit) para desencorajar o uso do telefone celular enquanto se dirige. E como isso é feito?

Simples: o Call Me Out solicita ao usuário que liste nomes de amigos e familiares para gravar mensagens de voz, que são reproduzidas quando o motorista pega seu telefone celular.

Assim como faz o Waze, o aplicativo usa informações do GPS e do acelerômetro do aparelho para identificar quando o aparelho está em uso a velocidades acima de 8 km/h. Há também um sistema de pontuação que aumenta à medida em que você deixa de pegar o aparelho.

O Call Me Out foi o projeto vencedor de uma hackathon (maratona de desenvolvimento tecnológico que reúne programadores, designers e outros profissionais da área de tecnologia para desenvolver soluções ou resolver desafios) realizada em Detroit com o patrocínio da Chevrolet. Por enquanto, o app está disponível para download gratuito apenas para usuários de Android.

 

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.