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Veja 10 carros legais que teríamos no Brasil se a URSAL existisse

UOL Carros

13/08/2018 13h02

Raptor é vendida no mercado chileno, mas não há qualquer chance de vir para o Brasil

O primeiro debate entre os candidatos à presidência da República apresentou Cabo Daciolo ao Brasil.

Nascido em Florianópolis (SC), o bombeiro filiado ao Patriota virou meme ao questionar Ciro Gomes sobre o suposto "plano URSAL", a "União das Repúblicas Socialistas da América Latina", que seria um plano para criar uma república socialista abrangendo todos os países latino-americanos.

Opiniões à parte, UOL Carros fez um exercício de imaginação e listou 10 carros que seriam vendidos no Brasil se a URSAL realmente existisse e unificasse os diferentes mercados da região. Confira abaixo:

Alfa Romeo

Giulia tem motor V6 de 510 cv fabricado pela Ferrari

Se os fervorosos fãs do cuore sportivo já se cansaram de esperar pela volta da Alfa Romeo ao Brasil, quem sabe a URSAL não resolveria esse problema? A marca italiana atua firme e forte no mercado argentino, que dispõe da gama completa da fabricante: Mito, Giulia, Giulietta e Stelvio.

Ford Focus RS

Motor 2.3 EcoBoost é suficiente para render mais de 250 cv no Focus RS

O Chile é um país privilegiado quando o assunto é carro. Sem sofrer com os milhares de impostos de importação cobrados nos países vizinhos, o mercado chileno recebe vários modelos importados. Um dos mais desejados é o Focus RS, movido por um motor 2.3 EcoBoost de 355 cv. Por lá, o esportivo sai por 264,9 milhões de pesos, ou aproximadamente R$ 157 mil.

Ford Raptor

Raptor e F-150 são vendidas no Chile pela Ford

Se o Focus RS já é suficiente para fazer nossos corações acelerarem, o que dizer da Raptor? A versão superesportiva da picape F-150 (que também é vendida no Chile) traz um motor 3.5 V6 Ecoboost de 450 cv e 70,5 kgfm de torque máximo. Enquanto isso, fãs de picapes Ford no mercado brasileiro precisam se contentar com a Ranger…

Peugeot 308

Hot hatch oferece duas versões do motor 1.6 THP, com 250 ou 270 cv

Enquanto o Brasil "amarga" uma atualização do antigo 307, nossos vizinhos chilenos podem comprar o 308 europeu.

O hatch é vendido nas versões Allure e Feline, duas opções de transmissão (manual e automática de seis marchas) e em duas motorizações (1.2 Puretech de 132 cv e 1.6 BlueHDi de 121 cv) de 14.590.000 a 16.990.000 pesos chilenos — o equivalente a R$ 86.277 a R$ 100.470.

Os argentinos podem dirigir uma versão ainda mais interessante: trata-se do esportivo GTi, disponível em duas versões do motor 1.6 THP, com 250 cv ou 270 cv.

Opel

Todas as gerações do Opel Corsa: a próxima será quase um Peugeot 208

A marca alemã, pertencente desde 2017 pelo grupo francês PSA, já esteve no Brasil indiretamente, quando a Chevrolet vendeu projetos originalmente feitos pela Opel — vide Corsa, Astra, Vectra e Zafira. No Chile, porém, a fabricante está presente desde 2011. Hoje, a Opel vende seis modelos: Corsa, Astra, Crossland X, Mokka X, Grandland X e Insignia Grand Sport.

Mazda

Esportivo MX-5/Miata teve poucas unidades rodando no Brasil

A Mazda esteve presente no mercado brasileiro do começo dos anos 90 até o fim de 2000. Atualmente, a marca ainda atua no Chile e Uruguai. Se a URSAL existisse, seria uma grande chance de vermos carros como o badalado MX-5/Miata nas ruas brasileiras.

Volkswagen Golf R

Golf R é a versão mais potente do hatch já produzida em série, com 310 cv

Brasileiros e argentinos que gostam de esportivos podem comprar o Golf GTI de 230 cv, mas os chilenos têm uma opção ainda melhor. O Golf R traz o mesmo motor 2.0 turbo, mas recalibrado para render 310 cv. Associado a uma transmissão DSG de sete marchas, ele precisa de apenas 4,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

Fiat Tipo

Tipo é importado da Turquia diretamente para a Argentina

O Tipo teve vida curta no Brasil e não deve voltar para cá tão cedo após os problemas com veículos que se incendiavam sozinhos. Na Argentina, porém, ele retornou ao mercado em 2017. Importado da Turquia, ele é oferecido nas versões sedã e hatch. A única motorização disponível é a 1.6 16V EtorQ de 110 cv com câmbio automático de seis marchas.

Toyota GT86

GT 86 tem duas unidades em solo brasileiro, ambas importadas pela própria Toyota

O GT86 é um dos raros exemplos atuais de esportivo "raiz". Na Argentina o cupê é chamado simplesmente de 86 e é importado com motor 2.0 16V de 200 cv e câmbios manual e automático. Duas unidades do GT86 chegaram a vir para o Brasil, mas infelizmente o carro nunca foi vendido no país.

Renault Clio RS

Clio europeu também é importado nas versões "pacatas" para o Chile

O Sandero RS é o clássico esportivo "raiz" do mercado nacional, combinando "motorzão" com porte compacto. Mas melhor ainda seria se nós tivéssemos o Clio RS oferecido no Chile.

A versão esportiva da quarta geração do hatch (que também é vendida no mercado chileno) tem um motor 1.6 de 200 cv e o "tratamento Renault Sport", incluindo kit aerodinâmico e ajustes de suspensão e transmissão exclusivos para o hot hatch.

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