Topo

Carro antigo é investimento? Banco diz que sim -- e dá dicas de compra

UOL Carros

12/07/2018 04h00

Quer lucrar com seu carro antigo? Então escolha os mais caros

Os bancos alemães arranjaram a justificativa perfeita para você comprar um carro antigo. "Um veículo clássico pode ser um bem interessante em termos de rendimentos e estabilidade de valores para clientes com mais de 1 milhão de euros em ativos líquidos", afirmou Jens Berner, gerente de investimentos do Sudwestbank AG. A informação é da agência de notícias Bloomberg.

Embora a análise de Berner contempla apenas correntistas endinheirados, o banco apresentou números para justificar o investimento. De acordo com o OTX Classic Car Index (índice criado pelo próprio Sudwestbank), os preços de modelos antidos de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche quadruplicaram de 2005 a 2018.

A valorização é ainda mais surreal se analisarmos os valores de mercado dos 911 clássicos. Durante estes 13 anos, o preço de mercado subiu incríveis 683%!

Os números indicam o óbvio: se você pensa em ter um carro antigo como investimento, compre apenas os modelos que tenham história — e consequentemente potencial de valorização no futuro. Como é de se imaginar, quanto maior o índice de originalidade, maior serão as chances de supervalorização.

Berner também alerta que apenas carros de mais de 100 mil euros podem gerar retorno. Isso porque qualquer lucro em veículos abaixo desta cifra pode ser anulado por custos fixos, como apólice do seguro, estacionamento, manutenção de rotina e impostos.

Ou seja, um carro antigo pode, sim, ser uma compra racional em vez de puramente emocional. Só é preciso ter bastante dinheiro na conta bancária e fazer a escolha certa.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.