Topo

Por que cidade de jogo do Brasil na Copa tem nome de carro da Lada?

UOL Carros

02/07/2018 10h47

Hatch foi vendido no Brasil por cinco anos e fez relativo sucesso

A partida do Brasil contra o México foi a primeira disputada pela Seleção Brasileira em Samara. Pode não significar muito para os torcedores, mas quem gosta de carros já ouviu esse nome em algum lugar. Isso porque a cidade localizada a 1.050 km de Moscou batizava o hatch vendido pela Lada em diversos países — inclusive o Brasil.

Lançado em 1984, o Samara não era a última palavra em modernidade, mas tinha um desenho agradável, embora alguns carros já estivessem adotando linhas arredondadas. Apesar da baixa qualidade de construção, o hatch foi exportado para vários países, atraídos pela proposta de carro robusto e barato.

Para atender aos padrões de qualidade e segurança de outros mercados, vários importadores da Lada realizavam modificações no projeto, incluindo a instalação de mais equipamentos (como teto solar e sistema de som de melhor qualidade e rodas de liga leve) e inspeções minuciosas em freios, suspensão e até emissões de poluentes.

O Samara esteve no Brasil de 1990 a 1995, em versões de três e cinco portas e motorizações 1.3 (67 cv) e 1.5 (71 cv), ambas a carburador.

Assim como outros modelos da Lada, o carro atraiu clientes pelo baixo preço e bom espaço interno. Entretanto, os problemas de tropicalização (principalmente a adaptação do motor à gasolina de baixa qualidade) prejudicaram a imagem da marca russa no país.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.