Por que cidade de jogo do Brasil na Copa tem nome de carro da Lada?
A partida do Brasil contra o México foi a primeira disputada pela Seleção Brasileira em Samara. Pode não significar muito para os torcedores, mas quem gosta de carros já ouviu esse nome em algum lugar. Isso porque a cidade localizada a 1.050 km de Moscou batizava o hatch vendido pela Lada em diversos países — inclusive o Brasil.
Lançado em 1984, o Samara não era a última palavra em modernidade, mas tinha um desenho agradável, embora alguns carros já estivessem adotando linhas arredondadas. Apesar da baixa qualidade de construção, o hatch foi exportado para vários países, atraídos pela proposta de carro robusto e barato.
Para atender aos padrões de qualidade e segurança de outros mercados, vários importadores da Lada realizavam modificações no projeto, incluindo a instalação de mais equipamentos (como teto solar e sistema de som de melhor qualidade e rodas de liga leve) e inspeções minuciosas em freios, suspensão e até emissões de poluentes.
O Samara esteve no Brasil de 1990 a 1995, em versões de três e cinco portas e motorizações 1.3 (67 cv) e 1.5 (71 cv), ambas a carburador.
Assim como outros modelos da Lada, o carro atraiu clientes pelo baixo preço e bom espaço interno. Entretanto, os problemas de tropicalização (principalmente a adaptação do motor à gasolina de baixa qualidade) prejudicaram a imagem da marca russa no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.