Muscle car nacional: mais de 7 mil Ford Maverick ainda rodam em SP
O Ford Maverick é um dos carros mais cobiçados pelos colecionadores de veículos clássicos. Mesmo diante da alta procura, o esportivo ainda não é tão difícil de ser encontrado como outros antigos.
Segundo registros do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), há 7.384 proprietários registrados no Estado de São Paulo. Destes, 486 possuem a placa preta para colecionadores.
Confira as 10 cidades paulistas com mais registros de Ford Maverick:
1º: São Paulo – 2.667
2º: Campinas – 322
3º: São Bernardo do Campo – 157
4º: Santo André – 146
5º: Ribeirão Preto – 140
6º: São José dos Campos – 111
7º: Guarulhos – 104
8º: Jundiaí – 96
9º: Piracicaba – 95
10º: Sorocaba – 94
O Maverick foi lançado originalmente nos Estados Unidos em 1969 e chegou aos Brasil em 1973. Para encarar a dura missão de concorrer com o Chevrolet Opala, o carro tinha três versões de acabamento: Super, Super Luxo e GT.
As configurações mais baratas tinham um discreto motor 3.0 de seis cilindros em linha com 112 cv, mas a esportiva GT trazia o possante V8 de 197 cv — oferecido como opcional nos Maverick Super e Super Luxo. Posteriormente surgiu a carroceria de quatro portas, disponível nas mesmas motorizações e com maior distância entre eixos, oferecendo mais espaço para as pernas no banco traseiro.
A Crise do Petróleo fez a Ford substituir o antigo motor 3.0 por um novo 2.3 de quatro cilindros em linha. Apesar de mais econômico, o novo coração tinha 99 cv e nunca fez sucesso no país. Mesmo após a aposentadoria do modelo em 1977, a Ford fez algumas atualizações no modelo, incluindo atualizações estéticas e a controversa opção do motor 2.3 na versão GT — para desespero dos puristas de plantão.
A estreia do Corcel em 1978 pôs fim à trajetória do Maverick no país, que saiu de linha em abril de 1979 após 108.106 unidades produzidas.
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