Topo

Olha os russos! Lada ainda tem 8.500 carros registrados no Brasil

UOL Carros

17/06/2018 08h00

Laika foi um dos maiores sucessos da breve história da Lada no Brasil

A Lada não vende mais carros no Brasil há mais de duas décadas. Mesmo assim, os modelos da marca russa ainda rodam pelas ruas do nosso país. Levantamento feito pelo Detran-SP indica 8.504 unidades registradas atualmente no Estado.

A cidade campeã de registros de carros soviéticos é São Paulo,  com 3.825 unidades. "Lar" de várias fabricantes tradicionais, São Bernardo do Campo ocupa a vice-liderança deste ranking com 297 veículos. Campinas (245 carros), Santo André (224 veículos) e Sorocaba (170 unidades) completam o top 5.

Cidades brasileiras com maior número de carros russos:

1º: São Paulo – 3.825
2º: São Bernardo do Campo – 297
3º: Campinas – 245
4º: Santo André – 224
5º: Sorocaba – 170
6º: São José dos Campos – 145
7º: Guarulhos – 144
8º: Osasco – 111
9º: Piracicaba – 87
10º: Santos – 81

Mesmo vendendo apenas três modelos (Niva, Samara e Laika), a Lada aproveitou bem o frenesi em torno da reabertura das importações nos anos 90. A meta russa era ambiciosa: vender 50 mil carros por ano, resultando em uma participação de 6,5% nas vendas nacionais.

As atividades da empresa eram comandadas por um distribuidor sediado no Panamá. Os carros até foram bem recebidos no começo, mas logo surgiram as primeiras reclamações.

A baixa qualidade do acabamento (que sofria com as altas temperaturas brasileiras) e problemas de funcionamento do carburador frente à péssima qualidade da gasolina brasileira estavam entre as principais queixas.

As vendas foram caindo com o passar dos meses até a Lada decidir sair do Brasil em 1995. As atividades da empresa, porém, só foram encerradas alguns meses depois, graças ao sucesso do Niva.

 

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.