Topo

Carros e caminhões da Volvo vão se comunicar em caso de acidente

UOL Carros

07/05/2018 11h52

Tecnologia de comunicação entre carros já existe em SUVs da marca desde 2016

A Volvo está empenhada em cumprir sua promessa de zerar o número de mortes em acidentes envolvendo veículos da marca até 2020. A cartada mais recente é a introdução de uma tecnologia de comunicação entre caminhões e carros fabricados pela marca.

O sistema já é utilizado desde 2016 nos modelos XC90 e XC60 (e também equipa o recém-lançado XC40), que podem "comunicar" ocorrências como uma pane elétrica ou um simples pneu furado a outros automóveis ao redor. A informação é armazenada em uma nuvem antes de ser repassada a outros veículos.

Informações são armazenadas na nuvem antes de serem repassadas a outros veículos

Cientes da ocorrência, outros motoristas não são surpreendidos com um veículo parado em locais de pouca visibilidade, como no meio de um nevoeiro. Agora alguns caminhões vendidos na Suécia e Noruega também sairão de fábrica com o recurso.

"Compartilhar informações de segurança em tempo real baseado no nosso sistema de conectividade pode ajudar a evitar acidentes. Quanto maior for o número de veículos compartilhando estes dados, mais seguras serão nossas estradas. Estamos ansiosos para estabelecer novas colaborações com parceiros que compartilhem do mesmo comprometimento que temos com a segurança viária", afirmou Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.