Topo

Você compraria este raro Peugeot 205 GTI... blindado?

UOL Carros

19/04/2018 04h00

Proteção do 205 GTI é nível 2, capaz de segurar projéteis de pistola 9mm

Blindar um veículo como um sedã médio ou um SUV é a decisão mais indicada para quem quer (e pode) se proteger da violência. Mas não um compacto como um Peugeot 205 GTI, certo? Pois foi exatamente o que fez um dos homens mais ricos da França.

Bernard Arnault é presidente da LVMH, maior grupo empresarial de marcas de luxo do mundo e dono de nomes como Moët & Chandon e Louis Vuitton. Partiu dele a ideia de blindar um 205 GTI zero quilômetro em 1990, após procurar um carro discreto que pudesse ser dirigido por ele mesmo.

Após ser todo desmontado, interior ganhou revestimento em couro

O projeto ficou sob a responsabilidade da Labbé, que desmontou o carro por inteiro antes de instalar os painéis de metal reforçado e vidros especiais para oferecer proteção de nível 2 — suficiente para parar projéteis de pistolas 9mm e Magnum.

Suspensão e freios também foram redimensionados para suportar os 525 kg extras de proteção, fazendo o 205 GTI saltar dos 875 kg originais para 1.400 kg.

Estas não foram as únicas mudanças: a cabine recebeu um novo revestimento em couro e ganhou ar-condicionado e direção hidráulica. O motor 1.9 de 130 cv não foi modificado.

A qualidade do trabalho impressiona pelo grau de detalhamento, fazendo com que a maioria das pessoas não percebam as alterações realizadas no carro. O 205 GTI foi utilizado por Arnault durante alguns anos, antes de fazer parte do seu acervo de carros de coleção.

O veículo está com 14.700 km rodados e será leiloado pela Art & Revs, de Luxemburgo. Quem quiser levá-lo para casa precisa desembolsar a bagatela de 37.500 euros — exatamente 11 mil euros a mais do que valor pedido pelo 208 GTI na França.

Preço de reserva do hot hatch é de 37.500 euros

 

 

 

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.