Topo

Mais seguro: Volvo XC90 não tem registro de mortes na Inglaterra há 16 anos

UOL Carros

16/04/2018 17h08

SUV tem várias tecnologias de segurança, além de condução semi autônoma

Até quem não entende de automóveis sabe que a Volvo faz alguns dos carros mais seguros do mundo. Agora temos um número impressionante para comprovar esta máxima: nenhum acidente fatal foi registrado dentro de um XC90 na Inglaterra pelos últimos 16 anos.

O levantamento divulgado pelo jornal The Telegraph aponta o SUV como o carro mais seguro daquele país foi feito pelo laboratório independente Thatcham Research. Mais de 50 mil veículos foram vendidos desde o lançamento do modelo, em 2002 — e não houve nenhuma vítima fatal nos acidentes registrados com o XC90 até hoje.

Pesquisadores apontaram que a adoção de assistências eletrônicas de segurança ajudaram neste feito, especialmente a frenagem de emergência — recurso batizado pela Volvo de City Safety.

O item, que atualmente equipa vários modelos mais baratos vendidos na Europa (como o VW Golf), já é oferecido de fábrica no XC90 há muitos anos. De tão essencial para a segurança, o Thatcham Research classifica o sistema como o "item mais importante já inventado desde o cinto de segurança".

Primeira geração do XC90 já tinha frenagem de emergência

Em tempo: atualmente, o SUV está na segunda geração, que traz diversos recursos de segurança, incluindo o sistema de condução semi autônoma Pilot Assist, capaz de controlar a velocidade do carro (inclusive acelerações e frenagens) e até fazer curvas de raio intermediário a até 130 km/h.

Curiosamente, esta estatística endossa o ousado discurso da Volvo em 2008. Naquele ano, a empresa assumiu o compromisso de zerar o número de acidentes fatais ocorridos dentro de carros da marca até 2020. Falta pouco para o prazo terminar, mas, ao que tudo indica, a meta não parece tão difícil assim de ser atingida. Muito pelo contrário.

 

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.