Coca-Cola ou Fiesta? Máquina em formato de gato vende carros na China
Máquinas de refrigerante são comuns em todas as partes do planeta. Na Ásia elas não vendem apenas bebidas: dá para comprar salgados, sorvetes, pizzas e até carros. Isso mesmo: carros.
A novidade é um dos pontos centrais de uma parceria tecnológica assinada pela Ford com a empresa de tecnologia Alibaba. O acordo desenvolverá áreas como inteligência artificial, armazenamento de dados na nuvem, marketing digital e venda online.
A ideia não é nova (a plataforma de venda online Carvana já havia feito o mesmo em 2017), mas o processo de compra é mais moderno. Neste caso, os veículos serão expostos em máquinas gigantes (com o estranho formato de um gato), e todas as etapas do processo de compra são feitas por um aplicativo de smartphone.
Após escanear qualquer carro na rua com a câmera de seu telefone celular, o aplicativo identifica o modelo do veículo e indica quais máquinas possuem unidades em estoque.
Basta tirar uma selfie para confirmar sua identidade e ter acesso ao carro escolhido. É possível dirigi-lo por até três dias e comprá-lo a qualquer momento pelo próprio aplicativo.
No entanto, a transação só é autorizada se o comprador possuir no mínimo 700 pontos no sistema de crédito digital Zhima (plataforma que estipula a pontuação de acordo com as interações nas redes sociais e compras realizadas no Alibaba) e for um membro Super do Alibaba.
Os motoristas cadastrados no serviço podem experimentar apenas um modelo por categoria, e realizar até cinco test-drives nos primeiros dois meses de funcionamento do programa. As primeiras máquinas estarão em Nanjing e Xangai, sendo que várias outras serão espalhadas pelo país.
A Ford, aliás, não deve ser a única montadora parceira do Alibaba. Audi, BMW, Maserati, Mercedes-Benz e Volvo já manifestaram interesse em vender seus carros nas máquinas chinesas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.