Topo

Coca-Cola ou Fiesta? Máquina em formato de gato vende carros na China

UOL Carros

03/04/2018 04h00

Máquinas de refrigerante são comuns em todas as partes do planeta. Na Ásia elas não vendem apenas bebidas: dá para comprar salgados, sorvetes, pizzas e até carros. Isso mesmo: carros.

A novidade é um dos pontos centrais de uma parceria tecnológica assinada pela Ford com a empresa de tecnologia Alibaba. O acordo desenvolverá áreas como inteligência artificial, armazenamento de dados na nuvem, marketing digital e venda online.

A ideia não é nova (a plataforma de venda online Carvana já havia feito o mesmo em 2017), mas o processo de compra é mais moderno. Neste caso, os veículos serão expostos em máquinas gigantes (com o estranho formato de um gato), e todas as etapas do processo de compra são feitas por um aplicativo de smartphone.

Após escanear qualquer carro na rua com a câmera de seu telefone celular, o aplicativo identifica o modelo do veículo e indica quais máquinas possuem unidades em estoque.

Usuários podem ficar até três dias experimentando o carro

Basta tirar uma selfie para confirmar sua identidade e ter acesso ao carro escolhido. É possível dirigi-lo por até três dias e comprá-lo a qualquer momento pelo próprio aplicativo.

No entanto, a transação só é autorizada se o comprador possuir no mínimo 700 pontos no sistema de crédito digital Zhima (plataforma que estipula a pontuação de acordo com as interações nas redes sociais e compras realizadas no Alibaba) e for um membro Super do Alibaba.

Os motoristas cadastrados no serviço podem experimentar apenas um modelo por categoria, e realizar até cinco test-drives nos primeiros dois meses de funcionamento do programa. As primeiras máquinas estarão em Nanjing e Xangai, sendo que várias outras serão espalhadas pelo país.

A Ford, aliás, não deve ser a única montadora parceira do Alibaba. Audi, BMW, Maserati, Mercedes-Benz e Volvo já manifestaram interesse em vender seus carros nas máquinas chinesas.

Além da Ford, várias fabricantes manifestaram interesse no modelo de vendas

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.