Topo

Descubra por que alguns países dirigem do lado 'errado' da via

UOL Carros

14/03/2018 04h00

Dirigir em países com "mão inglesa" é um dos maiores desafios para quem está acostumado a guiar do lado esquerdo — como nós. Mas você já parou para pensar porque países como África do Sul e Japão estão na contramão (com o perdão do trocadilho) do resto do mundo?

O canal Donut Media explica que a razão remonta a 6.000 anos atrás, mais precisamente durante a era do Império Romano. Naquele tempo, a maioria das estradas que interligavam os territórios hoje pertencentes à Europa havia sido construída pelos romanos.

Foram eles que obrigaram as carruagens a trafegarem do lado esquerdo das vias, já que a maioria dos cavaleiros era destro e costumavam montar em seus cavalos subindo pela esquerda.

Algumas centenas de anos depois, foi a vez de um tal de Napoleão Bonaparte decidir, sem motivo plausível, que todo mundo deveria viajar pelo lado direito da estrada. Praticamente todos os países acataram a ordem, com exceção da… Inglaterra.

Tanto franceses quanto ingleses repassaram seus hábitos aos países que colonizaram posteriormente. Isso explica porque nações como Austrália e Índia dirigem do lado esquerdo, enquanto países como Marrocos e Vietnã dirigem do lado direito.

Mas por que os Estados Unidos dirige do lado esquerdo se eles foram colonizados pelos britânicos? Bom, para descobrir a resposta você precisa assistir ao vídeo.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.