Topo

Porsche venderá peças de carros raros feitas em impressora 3D

UOL Carros

15/02/2018 04h00

Marca possui até uma divisão voltada para restauração de modelos clássicos

Encontrar peças de reposição pode ser um tormento para donos de carros raros. A não ser que você tenha um Porsche. Isso porque a marca alemã aproveitará a tecnologia de impressão em três dimensões para confeccionar algumas peças de seus modelos clássicos.

Inicialmente serão vendidas nove peças, sendo que mais 20 podem ser lançadas no futuro. Ainda é pouco perto do estoque atual da Porsche Classic, divisão de restauração de veículos antigos que oferece 52 mil componentes para diversos modelos.

Entre as peças impressas em três dimensões está a embreagem do 959, raríssimo esportivo que teve apenas 292 unidades fabricadas entre 1986 e 1988. O componente será fabricado a partir de metal derretido, precisando atender o mesmo padrão de qualidade da embreagem original – isso significa altos níveis de resistência à óleos, fluidos, combustível, ácidos e calor.

A Porsche afirma que só recorrerá à impressão 3D no caso de peças com baixo estoque ou que já deixaram de ser fabricadas. Todas são reproduzidas utilizando os moldes originais, que costumam ser utilizados para produzir estoque. Entretanto, fazer peças para modelos como o 959 seria caro demais, daí a escolha pela impressão em três dimensões.

Os preços das novas peças, aliás, ainda não foram definidos. A Porsche não é a primeira montadora a recorrer a esta tecnologia para produzir peças: no mês passado, a Bugatti anunciou a produção de pinças de freio para o Chiron impressas em 3D.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.