Topo

Olha isso: Turcomenistão veta circulação de carros pretos no país

UOL Carros

15/01/2018 04h00

Medida já está em vigor, tanto que vários veículos já foram recolhidos pelo governo

Leis estranhas existem aos montes por aí. Mas olha essa do Turcomenistão: o país, que já havia banido em 2015 a circulação de veículos na cor preta importados no país, proibiu todos (sim, TODOS) os carros pretos de circularem pelas ruas da capital Ashgabat, não importa a origem deste modelo.

O governo local não deu maiores explicações para justificar o veto, mas o site "Chronicles of Turkmenistan" aponta que o motivo seria a aversão do presidente do país, Gurbanguly Berdimukhamedov, à cor.

Para piorar, vários motoristas já estão a pé, uma vez que as autoridades locais guincharam diversos veículos sem ao menos dar a chance de os proprietários se prepararem para a nova lei.

A medida, que para nós aqui no Brasil soa estranha, só permite que o proprietário retire seu veículo mediante a assinatura de um documento concordando em repintar seu carro de uma cor mais clara. A mesma página, no entanto, revelou que carros de várias cores estão sendo recolhidos — apenas os veículos brancos estão circulando livremente, já que esta seria a cor favorita do mandatário do Turcomenistão, também segundo o "Chronicles".

Apenas os donos de oficinas parecem ter gostado da nova lei: o valor para pintar qualquer veículo varia de US$ 500 a US$ 1.000 por lá.

Em tempo: no Turcomenistão ninguém perde tempo pensando em colar uma película de proteção nos vidros, pois elas estão proibidas no país desde 2014.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.