Topo

Polonesa faz vaquinha para dar clássico soviético para Tom Hanks

UOL Carros

27/11/2017 16h31

O Maluch ("pequeno") é o carro mais querido da Polônia: produzido em 1973 e 2000 pela montadora FSM, na fábrica de Bielsko-Biala, como a primeira opção de automóvel acessível para os cidadãos daquele país, trouxe preço baixo e carroceria extremamente compacta. Sua fama é tanta que, no começo do ano passado, durante uma visita à Polônia, o ator Tom Hanks postou na sua conta no Twitter uma série de fotos ao lado de exemplares do hatch que encontrou pelas ruas.

Os posts de Hanks chamaram a atenção de Monika Jaskolska, dona de uma loja de roupas em Bielsko-Biala que é fã tanto do ator quanto do Maluch, a ponto de decidir ir atrás de um exemplar do carro para restaurá-lo e enviá-lo aos Estados Unidos para dar de presente ao astro de filmes como "Forrest Gump"e "Náufrago".

Ela fez uma "vaquinha" na internet para transformar o plano em realidade e levantou US$ 2.005 para comprar uma unidade branca de 1974 e outros US$ 7.250 para reformar e personalizar o carro e então enviá-lo a Hanks.

O trabalho de restauração, realizado com patrocínio da customizadora Carlex Design, deixou o Maluch em estado de novo, com direito a acabamento de couro na cabine simples e a troca de botões de comando originais no painel por unidades que lembram teclas de máquina de escrever – um agrado ao ator, notório colecionador de máquinas antigas.

Além disso, o compacto recebeu um emblema na tampa traseira com o nome da cidade onde era fabricado, bem como o nome do artista e a frase "One of One", para deixar claro que se trata de um carro único. O Maluch já foi enviado para Varsóvia, a capital polonesa, e de lá partirá para os Estados Unidos, a fim de ser entregue ao seu novo dono.

Quem manja de carro sabe que ele é, de fato, um Fiat 126P — os italianos licenciaram o projeto para os países que então faziam parte do bloco soviético. E foi bem: 3,3 milhões de unidades produzidas durante sua existência.

Atualmente, o subcompacto virou peça de coleção, com fãs espalhados até pela Austrália, um fenômeno que aconteceu com o também espartano e pequeno Trabant, da antiga Alemanha Oriental.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.