Topo

Sabe por que ninguém quer comprar o novo Honda NSX?

UOL Carros

04/06/2017 04h00

NSX na pista de testes de Tochigi (Japão): um baita supercarro, mas 0 preço…

Essa é uma das histórias da semana da agência Bloomberg: "O Acura NSX 2017 está nas ruas há um ano, mas há grandes chances de você não ter visto nenhum por aí…. ele foi ignorado… Que pena. Porque depois de testar uma versão de US$ 204.600 desse carro, posso dizer que ele mais do que merece ser considerado na categoria ostentação do Audi R8, do Mercedes AMG GT e até do McLaren 570S", diz o texto, que você pode ler completo aqui.

Mas quer saber o motivo do público americano ter ignorado o Honda NSX, que por lá é vendido com o emblema da Acura, marca de luxo do grupo japonês? Direto ao ponto: é caro demais para um carro de uma marca generalista, ainda que seja bom.

E isso ensina uma valiosa lição a nós, brasileiros!

Voltemos a 2015: em março daquele ano, UOL Carros teve seu primeiro contato com a segunda geração do NSX, em sua versão real, no Salão de Genebra. Executivos da Honda não escondiam o otimismo com o modelo: o supercarro havia sido construído para ser vencedor! Sistema híbrido com motor V6 biturbo e mais três motores elétricos, tração integral (até 58% na traseira), mais de 581 cavalos, 65 kgfm de torque, câmbio automático de nove marchas, carroceria praticamente toda produzidos de alumínio e fibra de carbono, 0-100 km/h em 2,7 s.

Havia tanta euforia no ar, que até o Brasil era cogitado como destino — claro, depois que os EUA, sede do projeto, a Europa e o Japão fossem abastecidos. A Honda garantia que o país poderia receber algumas unidades, já que boa parte de sua filosofia de projeto havia sido concebida por ninguém menos que Ayrton Senna, mais de 20 anos antes…

Um ano depois, em 2016, pudemos até dirigir uma unidade de testes do NSX, na pista de Tochigi, no Japão. O próprio engenheiro-chefe do NSX, Ted Klaus, veio nos explicar o que fazia do bólido um supercarro perfeito: "Idealizamos uma condução na qual o motorista estivesse sempre no comando, mesmo que com uma mãozinha nossa [eletrônica]", sempre citando… Ayrton Senna.

Raro comprador do NSX: pagou US$ 205 mil pelo carro e mais US$ 2.700 para visitar a fábrica e fazer essa foto

O preço a ser pago

Dois dias depois, no Salão de Tóquio, UOL Carros ouviu novamente alguns engenheiros e executivos entusiasmados . Um deles, porém, nos disse meio sem querer o único receio: "As pessoas vão querer pagar o preço por este carro? Será que elas vão abrir mão de pegar um Mercedes ou um Audi?"

Na mosca: para o americano, pagar US$ 205 mil (quase R$ 700 mil) num superesportivo é pedir demais, não importa qual tecnologia exista. Pagar esse valor num carro feito por uma marca generalista — que faz carros que não são de luxo — é impraticável, mesmo que venha com um outro emblema (a Acura é a marca de luxo da Honda, vamos repetir).

Basta comparar: o McLaren 570S (3.8 V8, 580 cv) custa menos de US$ 190 mil (R$ 617 mil diretos); o novo Audi R8 V10 Plus (quase 620 cv na variante mais explosiva) vai a pouco mais de US$ 160 mil (R$ 520 mil); e o Mercedes AMG GT(4.0 V8, até 585 cv) custa menos ainda, cerca de US$ 110 mil (R$ 357 mil).

Ok, nenhum deles é híbrido, nenhum deles roda sem fazer um pio no "modo urbano" e depois pode bater uma marca de 2,7 s. Mas todos são supercarros de luxo, reconhecidos em qualquer local.

Todo são mais baratos que o NSX. E nenhum deles é feito por uma marca que faz carros pequenos (como o novo Civic é visto por lá, ainda que custe mais de R$ 120 mil e seja visto como "luxuoso" aqui no Brasil).

O americano não topa pagar o preço dado ao NSX, como também não toparia pagar R$ 4.200 por um smartphone, R$ 82 mil num hatch pequeno, R$ 90 mil em um hatch médio, R$ 100 mil por um SUV compacto, mais de R$ 1 milhão (US$ 307 mil) para ter um AMG GT ou um R8 V10 Plus (o McLaren nem chega oficialmente), como topamos aqui no Brasil, sem nem questionar.

O Honda NSX é ótimo — não há qualquer desmérito mecânico ou estético. Mas esse preço não é.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.