Topo

Porsche bate recorde com Cayenne puxando Airbus A380, o maior avião do mundo. Assista!

UOL Carros

04/05/2017 19h37

Quanto o assunto é demonstrar torque e capacidade de tração de um utilitário, virou moda entre montadoras colocar seus modelos puxando cargas gigantes, com tudo registrado em vídeo. Tudo começou há mais de dez anos, em 2006, quando a Volkswagen utilizou um Touareg V10 a diesel primo pobre do Cayenne para arrastar um Boeing 747 Jumbo.

Depois, em 2012, foi a vez de a Toyota "causar" ao fazer uma picape Tundra rebocar o ônibus espacial Endeavour.

Desta vez, a a Porsche se inspirou nos dois feitos para promover as capacidades do Cayenne, que compartilha plataforma com o Touareg e de quebra conseguiu um recorde, devidamente registrado no Guinness Book.

Está lá: puxar por 42 metros um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, que tem 73 m de comprimento e 285 toneladas. O feito, registrado em vídeo pela marca em seu canal oficial no Vimeo, superou o recorde anterior, de 2013, obtido por um Nissan Patrol, que puxou uma aeronave de 170 toneladas.

A Porsche conquistou o feito tanto com a unidade a diesel (V8 turbodiesel de 390 cv de potência e 86,67 kgfm de torque) quanto com a versão a gasolina (Cayenne Turbo S, a unidade que aparece no vídeo, que usa um V8 4.8 biturbo de 578 cv e 81,57 kgfm).

Ainda segundo a fabricante, depois de puxarem o A380 pelos 42 metros, que não foram suficientes para tirar o Airbus completamente do hangar (lembre-se, ele tem mais de 70 m de comprimento!), os dois SUVs retornaram intactos rodando para a capital britânica.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.