Topo

Cortador de grama chega a 187 km/h? Honda diz que sim

UOL Carros

02/04/2014 16h33

 

Há um novo recorde de velocidade entre cortadores de grama…

Sim, você não leu errado: cortadores de grama.

Mas alguém se preocupa com isso? Bem, a Honda Europa sim. E fez questão de levar equipe de filmagem, fotografia e até mesmo um jurado do Guinness Book para a medição de velocidade na pista de Idiada, em Terragona (Espanha).

O cortador, conhecido como "Mean Mower" — trocadilho entre as palavras inglesas para cortador de grama (lawn mower) e malvado (mean), queria bater o recorde anterior, de maio de 2010, que pertencia a Don Wales e seu projeto Runningblade (lâmina corredora) — que chegou a 141,34 km/h (87,83 mph).

Equipado com motor V2 de 1000 cc de uma moto esportiva VTR 1000F FireStorm, chassi do cortador HF2620 Lawn Tractor, câmbio automatizado de seis marchas, suspensões especiais, peças de fibra de vidro e rodas de quadriciclos, o Mean Mower foi para o campo de provas. O Guinness exigia o mínimo: que o veículo cortasse grama e mantivesse um visual semelhante ao de um cortador.

No final, a máquina atingiu 187,602 km/h (116,57 mph) na pista de Idiada.

  • DivulgaçãoHonda Mean Mower alcança 187,602 km/h e entra para o livro dos recordes

CAPINANDO UM LOTE
"A ideia era demonstrar o espírito da marca em inovação e sua herança esportiva vinda dos automóveis em um cortador de grama ultrarrápido", afirma Ellie Ostinelli, gerente de comunicações da Honda para o Reino Unido.

De acordo com a Honda, o resultado desta combinação, feita em parceria com a equipe de corrida Team Dynamics, ainda poderia ultrapassar 130 mph (209,2 km/h), já que o veículo pesa apenas 140 quilos e tem 110,5 cavalos e mais de 9,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser cumprida em cerca de 4 segundos…

Mas e para capinar, ele funciona? Mais ou menos. Na hora do trabalho, o Mean Mower volta ser um cortador comum: para utilizar as duas lâminas (uma de cada lado da carroceria) a velocidade não pode passar dos 24 km/h.

UOL Carros só deu alguma bola para o Mean Mower porque ele parece ligeiramente divertido… em alta velocidade. E porque na Europa a montadora também prepara a nova geração do Civic Type-R, este sim incrível. (André Deliberato, do UOL, em São Paulo)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.