Topo

Voz da Kombi agonizante é de atriz conhecida por "Tapa na Pantera"

UOL Carros

28/03/2014 19h04

Nesta semana, muita gente se confessou "sentimental" e postou, compartilhou e curtiu em redes sociais um vídeo específico sobre uma "velha senhora". Trata-se do curta "Último desejo", espécie de documentário ficcional com duração de 4min42 que mostra a despedida oficial — agora falando em termos comerciais — da Volkswagen Kombi.

atriz-maria-alice-vergueiro-de-tapa-na-pantera-faz-a-voz-da-kombi-em-comercial-1396042223241_615x300[1]Maria Alice Vergueiro, de "Tapa na Pantera", dá vida à Kombi

O que deixou todo mundo emocionado foi o fato da Kombi deste vídeo falar, expressar sentimentos com uma voz humana de senhorazinha, fazendo a gente lembrar da vovó. A voz escolhida pela agência AlmapBBDO e pela produtora Spray Filmes é da atriz Maria Alice Vergueiro. Não associou? UOL Carros fez uma playlist de vídeo especial para deixar tudo mais claro.

Maria Alice, que também é diretora, professora teatral (com passagem pela Escola de Comunicações e Arte da USP) e participou de novelas da TV Globo ("Sassaricando", "Brava Gente"…), ficou conhecida recentemente pelo vídeo "Tapa na Pantera", que se tornou viral na internet. O vídeo é parte de outra curta-metragem de documentário ficcional dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes no qual a atriz interpreta uma senhorazinha… neste caso, porém, falando da experiência de 30 anos com a maconha.

TESTAMENTO
Na história do comercialzão, a Kombi/Maria Alice relembra seu "nascimento" (criada pelo holandês Ben Pon, que também é considerado "pai do Fusca"), momentos históricos (com participação de pessoas reais convidadas pela Volks por terem alguma história de vida relacionada à Kombi) e realiza um último desejo, como num testamento: visitar Ben Pon Jr., filho do Pon original, na Holanda, como uma espécie de visita familiar final.

Há até uma frase específica sobre isso: "O filho do homem que me criou, tecnicamente, meu irmão", diz a Kombi.

Na vida real, porém, a Kombi dá adeus de forma mais melancólica. Criada ainda nos anos 1950, foi um dos primeiros modelos a serem fabricados no Brasil, no remoto 1957. Ao longo do tempo, o resto do mundo viu, década após década, a aposentadoria do modelo original, substituído paulatinamente por novas versões de furgões comerciais da Volkswagen.

FIM MELANCÓLICO
Enquanto a Europa convive com o furgão de quinta geração (a versão de carga chama-se Transporter, sendo a Caravelle destinada ao transportes de passageiros), o Brasil se viu consumindo uma leve atualização da segunda geração até o final de 2013.

Lá, o utilitário é equipado com motores turbo a diesel ou a gasolina e potências entre 84 e 204 cv, câmbio DSG (sete marchas) e tração integral 4Motion opcionais, conforto e segurança de série por preços entre 29.497 e 40.898 euros (entre R$ 91.700 e R$ 127.350 pelo inflacionado câmbio atual). Aqui, teve motor 1.4 flex de 78/80 cavalos a 4.800 rpm e torque de 12,5/12,7 kgfm aos 3.500 giros (gasolina/etanol), além do câmbio manual de quatro marchas até o fim. O preço inicial era de R$ 44.918.

Com a iminência da chegada de 1º de janeiro de 2014, e da lei que obrigaria todos os veículos zero-quilômetro vendidos no Brasil a serem airbag duplo frontal e freios com ABS, a Volkswagen se viu obrigada a encerrar a produção do utilitário defasado. Para marcar o final do ciclo, criou ainda a versão "Last Edition", com cor especial, emblemas, sistema de som e número limitado de exemplares — mas sem os equipamentos de segurança — por R$ 85 mil.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ainda tentou postergar o fim da produção, mas o bom-senso imperou e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu que a lei deveria ser cumprida por todos, decretando o fim (verídico) da Kombi. Com o final da produção (que era arcaica e praticamente artesanal) em dezembro, o estoque de últimas unidades deve acabar no decorrer deste ano.

A imagem da Kombi e nossas inúmeras histórias a bordo dela ao longo dos anos deixam saudade, com certeza. A produção de um veículo defasado até o século 21, não. (Eugênio Augusto Brito, do UOL, em São Paulo/SP)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.