Topo

Robocop de Padilha corre atrás de motorista embriagado nos EUA

UOL Carros

19/12/2013 19h14

 

Como evitar a morte de cerca de 10 mil pessoas a cada ano, número médio de vítimas de acidentes causados por motoristas alcoolizados nos Estados Unidos? O NHTSA, departamento de segurança viária do país, resolveu pedir reforço ao "policial do futuro", como mostra o filme publicitário que abre este post.

O policial ciborgue Robocop, protagonista do filme de mesmo nome dirigido pelo brasileiro José Padilha (de "Tropa de Elite"), é astro da nova campanha de trânsito do órgão, chamada "Driver sober or get pulled over", algo como "dirija sóbrio ou seja parado".

"…VOCÊ VEM COMIGO"

  • DivulgaçãoSe uma das frases célebres do filme "Robocop" original era "Vivo ou morto, você vem comigo", o mote da campanha oficial americana que usa a imagem do novo Robocop para evitar que motoristas dirijam alcoolizados é até suave ao pregar que "Robocop mirou na limpeza das ruas".

O vídeo, feito em versões de 15 e 30 segundos para internet e TV, é simples e composto por imagens do filme e um discurso em áudio: "Nesta época de festas, os policiais estão intensificando sua missão de proteger as ruas dos motoristas embriagados. E estão usando forças de segurança do futuro para ajudar".

Além de filmes e pôsteres, a campanha inclui a participação preventiva de companhias municipais de tráfego e de associações locais, bem como a ação concreta de forças policiais das esferas estaduais e locais,  nas principais cidades americanas, além de sistemas de vigilância. De acordo com NHTSA, o objetivo é conscientizar os condutores de que eles não sairão impunes se decidirem guiar bêbados: "Eles [os policiais] enxergarão você, antes que você os veja".

De toda forma, a curiosa parceria é boa para o NHTSA, que se vale da carona de um blockbuster para impulsionar a campanha, que começou na última sexta-feira (13) e vai até o dia 1º de janeiro de 2014, e para a franquia de cinema, que ganha algum respaldo governamental em sua publicidade.

Refilmagem do filme de ação de 1987, o novo "Robocop" conta novamente a trajetória de Alex Murphy, policial e pai de família que fica seriamente ferido em serviço e tem o corpo reconstruído ciberneticamente. Nos EUA, o filme estreia em 21 de fevereiro, mas chega antes ao Brasil, em 31 de janeiro.

Saiba mais sobre o filme "Robocop", de José Padilha, em UOL Cinema.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.