Chevrolet Cruze surge com jeito de Mercedes e deixa leitor na vontade
É possível dizer que a família Cruze é um dos casos de sucesso da GM pós-crise no Brasil, o que não significa que todo comprador esteja satisfeito. E um par de fotos enviadas por um leitor paulistano de UOL Carros mostra isso.
Fotos: Márcio de Queiroz Elias/UOL
Na imagem, o Cruze diferente (a placa foi encoberta para preservar dono)
Márcio Elias viu e fotografou o Cruze LT branco que ilustra este post circulando pela avenida Ibirapuera, na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), há quase uma semana: à frente, faróis com canhões halógenos e guia de luz substituindo as lâmpadas padrão, além de LEDs diurnos no lugar das luzes de neblina; atrás, lanternas formadas por LEDs, mantendo o formato tradicional, mas inspiradas demais no Mercedes Classe E. Rodas estreladas, com cinco raios e acabamento escuro completam o visual.
Iluminação com LEDs tem estilo ainda mais oriental que a original
Fosse mesmo um flagra, como acreditou Elias, seria promissor. Mas o leitor ficou só na vontade: é apenas tuning. Fonte ligada à GM informou se tratar de modificação feita pelo proprietário, com peças não originais que devem ter sido compradas no chamado "aftermarket". Uma rápida pesquisa na internet mostra que é possível encomendar conjunto óptico frontal por R$ 2.300 e lanternas por outros R$ 1.300 num site local de leilões, compras e vendas. Num portal estrangeiro similar, os preços partes giram em torno de US$ 300 (entre R$ 600 e R$ 650, dependendo da cotação) para cada kit. O visual é globalizado e já foi visto até em feira de tunados na Coreia do Sul.
Já o face-lift oficial do Cruze foi mostrado no último ano na Ásia e em março deste ano na Europa (durante a apresentação da perua Cruze, no Salão de Genebra), mas é bem menos ousado: mudanças no estilo da grade, para-choques e nicho das luzes auxiliares, apenas.
Foto: Newspress
Esta é a reestilização oficial para o Cruze, ainda sem data para chegar ao Brasil
Oficialmente, a GM e o Cruze estão bem no Brasil. A marca nunca cravou que brigaria para ser líder do segmento de médios, o que pode significar algum "lucro" com a segunda posição de vendas entre hatches (atrás do Ford Focus 2) e o terceiro lugar entre sedãs (com Honda Civic e Toyota Corolla abrindo o pódio), segundo dados da Fenabrave.
O outro lado, porém, é que o Cruze Sport6 (hatch) tem vendido menos que um rival já bastante antigo e que será substituído até setembro, aponta a Ford, pela geração mais atual, vendida atualmente no exterior. E o sedã parece ter pouca chance contra os sempre bons de loja Civic e Corolla, vendendo metade do que os japoneses entregam.
Talvez uma mudança — sobre a qual a GM cala — caísse bem.
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