Reino Unido faz campanha assustadora para reduzir número de acidentes de trânsito
Algumas coisas só se resolvem no susto, já que ele faz as pessoas acordarem, ou, no mínimo, ficarem mais espertas. Foi com esse pensamento que o Departamento de Trânsito do Reino Unido criou esta campanha, chamada Pub Loo.
A cena acima se passa em um barzinho inglês. Três homens vão ao banheiro e, enquanto lavam as mãos, são surpreendidos por um rosto (de um boneco), que bate violentamente contra o espelho, quebrando-o, soltando um líquido que imita sangue.
A pancada simula exatamente o "voo" de um passageiro sem cinto sobre o para-brisa de um carro, durante um acidente de trânsito.
Pode parecer pegadinha, mas não é: as três pessoas envolvidas são atores que toparam participar de "uma campanha em prol da segurança automotiva", sem saber o que iria se passar. Após o "susto", todos afirmaram que não bebem antes de dirigir e que iriam realertar amigos e familiares.
A campanha, chocante e criativa, pode trazer melhores resultados aos índices de mortalidade do Reino Unido. É uma das maneiras que podem ser adotadas para avisar a população sobre o perigo de misturar álcool e direção.
Ela é menos violenta que as campanhas da República Checa e da Austrália, divulgadas por UOL Carros cerca de dois anos atrás, mas mais forte que uma campanha brasileira de conscientização (do Estado de Santa Catarina), que usa personagens como Beto Costura, Maria Apressadinha, João Barbeiro e Zé Tartaruga para representar as imprudências e infrações cometidas pelo brasileiro ao volante.
Fica a discussão: qual é o jeito mais apropriado de se fazer uma campanha para que o povo se conscientize da gravidade deste assunto?
Relembre as campanhas mencionadas abaixo. Atenção: as cenas são fortes.
(André Deliberato)
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