Topo

Enfim vão matar os mortos-vivos

UOL Carros

29/05/2013 13h09

A Nissan, mais popular das marcas de carro japonesas que operam no Brasil (é quase nipomexicana, na verdade), finalmente anunciou que vai enterrar um dos mortos-vivos mais mortos do mercado: a atual geração do sedã médio Sentra.

O carro causou furor lá pelos idos de 2007, quando foi bombado por anúncio de TV que mostrava vários tiozões cantando, justamente, que o então novo Sentra não tinha "cara de tiozão". Como a geração anterior era pavorosa (tão feia quanto aquele Corolla de faróis redondos, ou o Cerato pré-Schreyer), o que viesse era lucro.

Que carro mais bonito, só que não

Como é hábito de todas as montadoras, no Brasil um carro que em outros mercados era considerado básico, corriqueiro, banal, aqui virou símbolo de status, e a alto preço. Nos Estados Unidos, visite uma Hertz e peça para alugar o carro mais barato que houver. A chance de que seja um Sentra 2010 ou 2011 é enorme. Aqui, para comprar uma versão intermediária desse carro você desembolsa R$ 57.390.

O enterro está atrasado. A nova geração do Sentra foi lançada nos EUA no ano passado, mas chega ao Brasil apenas no final deste ano, segundo nota oficial da Nissan divulgada nesta quarta-feira (29). Como o carro é feito no México, até lá pode-se esperar uma diminuição cada vez mais drástica em sua importação, para dedicar a cota de forasteiros a March e Versa (este, ao menos, é um sedã cuja proposta é honesta).

Até o final de abril, de acordo com dados da Fenabrave, o Sentra emplacou 2.216 unidades em todo o Brasil. Líder entre os sedãs médios, o Honda Civic vendeu sete vezes mais. O Sentra perde até do Mitsubishi Lancer (2.326 unidades), modelo que nem a fabricante se preocupa em alardear. O consolo é que ele ganha do… Citroën C4 Pallas!

Este, com 780 unidades emplacadas no ano (segundo fontes, tem sido comprado para uso em frota), ao menos já está no caixão, à espera de um enterro que tem data bem definida. Seu substituto, o C4 Lounge, será apresentado no Salão de Buenos Aires, em junho, e deve chegar às lojas brasileiras entre o final de agosto e o começo de setembro.

Outro carro bonitão, só que não de novo

É mais um caso em que a nova geração expõe a anterior ao opróbrio de quem tenha bom gosto: de linhas mais tradicionais, baseadas no atual C4 na Europa (onde não há sedã médio da Citroën), o Lounge consegue ser menor que o Pallas (portanto mais prático) e manter o mesmo entre-eixos exuberante (2,71 metros — perdão, leitores, havíamos escrito 2,77 m antes), além de chutar longe aquele jeitão de transformer-imaginado-nos-anos-1980.

O novo Sentra virá apenas com motor 2 litros, bicombustível, acoplado a câmbios manual de seis marchas ou automático CVT. Já o C4 Lounge será dotado do tradicional 2 litros flex ou o 1.6 THP já usado em boa parte da gama da PSA. Pelo que apuramos, o carro da francesa chega antes que o da nipônica. Até lá, duas covas seguem vazias.

(por Claudio Luís de Souza)

PS — Caros leitores, é claro que há outros carros-zumbis vagando por nossas ruas. Citei Sentra e Pallas porque são os próximos com enterro confirmado. Mas a lista é muito maior. Obrigado a todos pela participação.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.