Topo

Peugeot 208 quer ser assunto: jornal na sexta, futebol no domingo

UOL Carros

12/04/2013 18h57

A Peugeot realmente aposta alto no 208 — como UOL Carros já afirmou, o novo hatch é o carro da vida da marca, fundamental para definir seu futuro no país. Na Europa, o modelo é líder de vendas em sua categoria; para o Brasil, a meta é menos ambiciosa, mas igualmente importante: ser o Peugeot mais vendido. Mas para isso é preciso que o público veja, conheça e fale do carro.

Foto: Eugênio Augusto Brito/UOLFoto: Eugênio Augusto Brito/UOL
208 e "Corrida Maluca" enveloparam jornais nesta sexta-feira

Nesta sexta (12), quem acordou cedo para buscar o jornal achou o matinal encapado com a propaganda do 208. "O lançamento do ano já está em todas as concessionárias Peugeot", anuncia em letras maiúsculas um anúncio, que deixa apenas o nome do periódico à mostra.

Por meio de sua assessoria, a Peugeot explica que a ideia é criar expectativa, curiosidade e burburinho — aquilo que agora é chamado de "buzz" — em torno do modelo. E, claro, levar o possível comprador a querer passar na concessionária no sábado, dia 13 de abril, para conhecê-lo. A data foi definida como abertura oficial das vendas do carro — com preços entre R$ 39.990 (Active) e R$ 54.690 (Griffe, com câmbio automático) — por estar exatos 208 dias à frente da segunda-feira (22 de outubro de 2012) em que o modelo foi apresentado no país, durante o Salão do Automóvel de São Paulo (relembre aqui).

Além de envelopar jornais, o time de marketing da Peugeot criou ainda hot site, onde é possível obter informações e até configurar o carro, chamadas para rádio, filmes publicitários para TV e peças para revistas.

Mas o auge da campanha entra em campo no domingo, literalmente. Patrocinadora do Flamengo, a montadora vai estampar o numeral 208 no uniforme do time todo antes do clássico Fla-Flu. Com a bola rolando, somente o atacante Rafinha (normalmente o camisa 11) continuará com o 208. Além disso, um carro será entregue à diretoria do clube da Gávea e deve ser repassado ao melhor da equipe.

Há alguns mistérios na campanha, porém. A Peugeot não divulga, por ora, quanto gastou na elaboração da estratégia toda. Nem entrega o significado da silhueta dos personagens do desenho "A Corrida Maluca", de Hanna-Barbera, no fundo da capa falsa dos jornais, atrás da imagem do 208. A pista está no slogan, destacado das demais maiúsculas por estar em negrito: "Dentro dele é outro mundo".

Será uma tentativa — comum ao mercado automotivo, aliás — de dizer que o ocupante do 208 vai achar todos os outros carros bizarros, como os modelos hilários do desenho ("carroça a vapor" e "carro de pedra" eram dois dos bólidos pilotados por Dick Vigarista e sua turma)? Ou haverá alguma gincana para enlouquecer clientes?

A Peugeot promete elucidar tudo na terça-feira (23), quando vai dar mais detalhes sobre a campanha nacional do 208. Isso, claro, se o Fluminense não atravessar a festa no domingo.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.