Topo

Hyundai HB20S mostra como está difícil arrumar um bom nome

UOL Carros

01/03/2013 19h21

A Hyundai confirmou no final desta sexta-feira (1) que o terceiro modelo da família HB irá se chamar HB20S. Trata-se da versão sedã do compacto, que será apresentada à imprensa no próximo domingo, em Foz do Iguaçu (PR).

O Hb20S não foi visto sem camuflagem até agora, ao contrário do hatch, que foi flagrado por UOL Carros antes do lançamento. Ele chega para ampliar a participação da Hyundai no mercado de populares e para acirrar ainda mais a briga particular com a GM e a geral com outros líderes do mercado. Em poucos meses, HB20 e Onix já figuram entre os cinco mais vendidos do país.

A confirmação do nome, porém, evidencia o fato de que está cada vez mais difícil batizar um carro. O próprio Prisma, rival maior do HB20S, relançado nesta semana, é um exemplo de carro com nome ruim — não pelo substantivo em si, mas por todo o conceito negativo deixado pelo carro que ostentou o nome antes. Se não fosse o Onix, aposte que ele (o nome) não teria outra chance…

A quantidade de modelos que fizeram sucesso, saíram de linha e agora voltam com nomes antigos (FuscaVoyageSantanaS10Towner e possivelmente Tracker), aliás, mostra que esta parece ser a saída mais fácil.

A Hyundai anda meio sem critérios na escolha de seus nomes. O ix35 chama-se Tucson lá fora e só não recebeu este nome por aqui porque o antigo Tucson continua em linha. E o Veloster é um carro que, digamos, não é veloz.

O HB20, que todos pensavam que receberia essas iniciais por causa da carroceria hatchback, tem esse nome por que é o primeiro modelo fabricado pela Hyundai Brasil (e não importado ou montado pelo grupo Caoa).

A versão aventureira do compacto chama-se HB20X — o X, neste caso, vem do inglês (Cross) e virou sinônimo de esportivo fora-de-estrada. Neste final de semana surge o HB20S. Costumeiramente usada para representar uma versão ou o lado esportivo (ainda que só na aparência) de um carro, a letra S aqui significa simplesmente sedã. Por que não o tradicional "HB20 sedã"?

UOL Carros estará em Foz do Iguaçu para a cobertura completa do lançamento já a partir deste domingo. (André Deliberato)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.