Topo

Para saber sobre o Salão de Genebra não consulte o site do Salão de Genebra

UOL Carros

18/02/2013 15h24

Na semana passada UOL Carros publicou reportagem sobre a "primeira imagem oficial" do Fiat 500X, SUV compacto que a marca italiana deve lançar em algum lugar, em algum dia. A fotografia estava no site oficial do Salão de Genebra 2013, na seção dedicada às estreias que acontecerão no evento, a ser realizado no começo de março.

Pouco tempo depois, o site Carscoop, especializado em segredos automotivos (e que por isso às vezes tem de voltar atrás no que publica), avisou que a imagem era falsa, mera projeção artística do modelo — dessas que existem aos montes por aí e quase sempre estão erradas.

No entanto, mantivemos a reportagem no ar porque a revista italiana Quattroruote disse que havia consultado a sede da Fiat, em Turim, tendo obtido apenas a negativa de que a estreia do 500X seria em Genebra (e não uma negativa sobre a autenticidade da foto). A Fiat do Brasil foi ouvida por UOL Carros e fez o seu papel: "Não sabemos de nada". Donde se conclui que a foto era autêntica, por não ter sido negada pela Fiat italiana nem reconhecida como falsa pela organização do evento. Certo?

Errado. Uma semana depois do mico, a Automotive News Europe publica que alguém da organização do Salão de Genebra já pediu mil desculpas à Fiat, e que a imagem do 500X era fake mesmo e foi tirada de algum lugar da web, e que ninguém sabia explicar como ela foi parar no site do evento etc. etc.

Melhor para a Peugeot, que vai apresentar o 2008 em Genebra sem ter rival que lhe faça sombra.

Moral da história: Quando quiser saber sobre as atrações do Salão de Genebra, não confie no site do Salão de Genebra. Não cairemos mais nesse conto. Perdão, leitores.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.