Topo

EUA: pista expressa para carros "verdes" pode ser liberada até 2025

UOL Carros

15/02/2013 15h17

O Estado americano da Califórnia é reconhecido por seu vanguardismo ambiental, curiosamente florescido sob um governador do Partido Republicano (aquele que tem facções que negam a existência do aquecimento global): ninguém menos que o "terminator" Arnold Schwarzenneger.

Como é óbvio, um dos alvos do zelo ambientalista é o carro — mas há leis locais mais inteligentes do que obrigar um modelo 2012 a fazer inspeção veicular em 2013.

Uma delas é a liberação das faixas expressas, originalmente dedicadas a veículos com mais de duas (em alguns casos, três) pessoas a bordo, para carros que usam energia alternativa, mesmo que levem apenas o motorista a bordo.

Essa molezinha durou alguns anos para os donos de Toyota Prius, cujos carros eram sinalizados com um adesivo amarelo. Acabou em 2011, mas enquanto esteve em vigor serviu para valorizar seminovos e usados que tinham o sinal (esses Prius valiam até US$ 1.500 mais, segundo o Autoblog).

O privilégio continua para carros 100% elétricos (tipo os modelos da Tesla), a célula de hidrogênio e (atenção, taxistas!) a gás natural, que recebem um adesivo branco; e para híbridos plug-in e com motor a combustão para autonomia estendida (tradução deste último: Chevrolet Volt), que são marcados com um adesivo verde. Não há limites para a emissão do primeiro tipo; para o segundo, são 40 mil/ano.

— Ponch, aquele Ford Pinto entrou na via expressa só com o motorista!
— É mesmo, Jon. Vamos multá-lo por não esperar até 2013 e comprar um Volt.  

Legisladores californianos estudam manter a liberação das vias expressas (conhecidas como "carpool lanes") para esses carros e seus motoristas solitários até 2025 — na regra em vigor, o benefício será válido até 2015.

Numa aparente contradição, as "carpool lanes" da Califórnia são permanentemente liberadas para as motocicletas, mesmo que levem apenas o piloto. Sinal de que a preocupação é também com os congestionamentos (até porque motos poluem mais que carros).

Enquanto isso, em São Paulo…

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.