Topo

Veja os 80 principais carros lançados no Brasil em 2012 e vote no principal

UOL Carros

20/12/2012 16h26

ATUALIZADO EM 24/12:

O ano de 2012 foi bastante agitado para o mercado automotivo brasileiro. Como mostramos aqui na primeira versão de post, chegaram ao país 80 lançamentos minimamente relevantes. E entre versões, apresentações e promessas, o número passou de 400, segundo levantamento do jornalista Joel Leite, em seu blog O Mundo em Movimento.

Assim, a partir desta segunda-feira natalina (24) e durante todo o período de festas, UOL Carros que saber também a sua opinião: Qual é o lançamento mais importante de 2012? Para escolher seu preferido dentre os 80 carros listados por nossa equipe basta clicar sobre a pergunta para seguir à página da enquete. Também é possível votar através do álbum com o listão dos 80 carros, neste link.

COMO É O LISTÃO
A lista de UOL Carros traz a nata do que desembarcou no Brasil: inclui SUVs para diferentes bolsos (a safra foi extensa este ano), picapes médias, esportivos de todos os tamanhos (o país redescobriu o prazer de guiá-los), luxuosos de preço astronômico, modelos médios interessantes e toda uma nova geração de compactos, segmento que passou por uma renovação este ano.

Todos estão reunidos no super-álbum, onde você poderá rever cada uma das estreias, conferir nossas avaliações e — a partir de agora — votar no principal lançamento:


Deixamos de lado modelos que apenas trocaram de ano, sem apresentar mudanças significativas. Quer um exemplo? O sedã Nissan Sentra, que poupou esforço em 2012 por conta da possível mudança de geração em 2013.

Os motivos para tanta movimentação são muitos: foi ano de imbróglio sobre a importação de carros do México e de efetivação da barreira do super-imposto para carros importados, certamente; mas também foi ano de empurrão do IPI reduzido para estimular as vendas nacionais; de definição de regras para o setor (programa Inovar-Auto), alavancando as promessas de investimento; de renovação total da linha da Chevrolet, até então envelhecida; e de Salão do Automóvel de São Paulo, com dezenas de novidades.

Na ponta do lápis, o número redondo é significativo: o total de boas novidades subiu 33% em relação ao ano de 2011, que já havia sido bastante aquecido e teve até recorde histórico de vendas. A marca, aliás, será batida agora em 2012, que termina em menos de duas semanas. E, tudo indica, conduzirá a um 2013 tão interessante quanto.

VEJA TAMBÉM: Os eleitos de UOL Carros

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.