Informação tem valor, não preço
Nesta quarta-feira (10), dois sites parceiros de UOL Carros publicaram fotos do Chevrolet Onix, aparentemente numa oficina mecânica. As imagens estão na Car and Driver e no Carsale. Destacamos iniciamente a reportagem da revista, que afirmou ter recebido as fotos de um anônimo. Depois direcionamos a chamada ao Carsale, porque a equipe do site fez uma comparação interessante do Onix com o Volkswagen Gol, apontando semelhança visual entre os dois carros. Segundo o Carsale, o internauta que enviou as fotos identificou-se como Oscar Wilde — obviamente um pseudônimo.
Agora, o blog Notícias Automotivas veicula uma nota dizendo que as fotos do Onix são de sua propriedade, e que foram publicadas sem marca d'água (aquele selo transparente que impede cópias) por engano, durante poucos minutos — suficientes, segundo seu editor, para que alguém "roubasse" as imagens e as enviasse a outros sites.
As fotos seriam de propriedade do Notícias Automotivas porque, como diz seu editor, o site pagou por elas. É o que mostra o print screen que reproduzimos acima (das 16h03 desta quinta-feira, 11).
UOL Carros mantém o destaque para as reportagens sobre o Onix porque acredita em seus parceiros quando eles dizem que receberam as fotos via e-mail. Mas não só por isso.
Liberdade de imprensa, e tudo que a envolve e por ela é envolvido, não são coisas que se negociem. Há pouco mais de um ano, criamos um canal dedicado exclusivamente a flagrantes de carros, o Segredos automotivos, e de saída avisamos aos leitores que não remuneramos as imagens enviadas por eles. Recebemos colaborações às centenas, e hoje em dia ninguém sequer insinua que quer dinheiro em troca de fotos. A regra é clara.
A questão vai além da deontologia do jornalismo (já que, como dizia Claudio Abramo, a ética dessa profissão é a mesma da de qualquer cidadão). Fotografar um carro camuflado na rua é uma coisa; outra, bem diferente (e aqui estamos apenas especulando um cenário possível), é estimular alguém a quebrar a confiança que foi depositada em si por uma empresa em troca de um punhado de reais.
Cada um sabe o que faz — mas aqui preferimos trabalhar com quem não precifica a informação.
(por Claudio Luís de Souza)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.