Topo

'Guardiões' bombam na rede e expõem insegurança do trânsito

UOL Carros

07/09/2012 12h05

Num cruzamento qualquer, semáforo fechado, um Fiat Mille avança sobre a faixa de pedestres, deixando pouco espaço para que uma mulher a atravesse. Infelizmente, esta é a realidade de muitas cidades brasileiras, mas neste ponto a situação foge do comum: nove rapazes com luvas surgem, se espalham ao redor do hatch, para depois erguê-lo e conduzi-lo até o lugar correto de parada dos carros, atrás da linha de segurança. Após a façanha, o grupo segue seu caminho. Fim da história.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/13273458[/uolmais]
Você também pode assistir ao clipe clicando aqui.

A cena que surpreende, e até estimula uma risada, é um viral — um vídeo que parece feito por um cinegrafista amador, mas foi produzido. Visto mais de 500 mil vezes no YouTube, ganhou a mídia internacional e levou muitos à reflexão.

Tudo faz parte de uma campanha criada pelo Rotary Club Hermann Blumenau, de Santa Catarina, para defender "um trânsito mais humano" e protestar contra mais de 1.000 atropelamentos nos últimos cinco anos, na cidade catarinense de Blumenau, que tem mais de 300.000 habitantes e é mais conhecida pela Oktoberfest. O mote é "Você também pode tirar um carro da faixa… o seu" (visite o site da campanha clicando aqui).

Apesar do sucesso do vídeo na rede mundial, a conotação é ruim para nosso país. O portal americano "The Huffington Post" (aqui) apelidou os nove de "Brazilian Crosswalk Guardians" (guardiões brasileiros da faixa de pedestre) e destacou que apesar dos acidentes de trânsito provocarem "1,2 milhão de mortes a cada ano, em todo o mundo, mais de 90% delas ocorrem em países de baixa e média renda". Foi além, ainda, ao dizer que "o Brasil tem números de óbitos significativamente maiores que os de Chile e Argentina". Por fim, há a citação de que a média de mortalidade em nosso trânsito é de 5,46 pessoas para cada grupo de 100.000 habitantes e que Blumenau perderia 13 de seus pedestres por ano.

O "Autoblog" (aqui) também destacou o vídeo e a taxa de 13 mortes por ano apenas na cidade catarinense. Mas errou ao classificar o carro infrator como sendo um Fiat Panda. Tudo bem, a gafe automotiva é justificável. O mesmo não pode ser dito do mico de tantas mortes no trânsito.

Aproveite o feriado para pensar um pouco.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.