Topo

Homem ejetado pelo teto solar é melhor argumento a favor do cinto

UOL Carros

16/07/2012 12h32


Reprodução de vídeo mostra homem saindo pelo teto solar

Um dos procedimentos de segurança mais básicos dentro de um automóvel é usar o cinto de segurança. Não custa nada, não é desconfortável como dizem alguns e, se você estiver num táxi e notar que o motorista 1) está com o cinto dele solto, puxado apenas para enganar o guarda e/ou 2) escondeu os cintos do banco traseiro, reclame na hora.

Outro procedimento é, durante uma capotagem, fechar os vidros e, se houver, o teto solar.

OK, trata-se de uma observação retórica, mas alguns modelos de luxo, como os da Mercedes-Benz, possuem um sistema eletrônico de segurança chamado Pre Safe, que em fração de segundo prepara o carro para um acidente quando a iminência deste é detectada. Uma das coisas que o sistema faz é subir os vidros e fechar o teto solar — evitando o risco de voar para fora do carro (algo que não deveria acontecer porque se está com os cintos atados!) e de objetos entrarem na cabine.

 

Tudo isso para lembrar que o sujeito que aparece no vídeo acima, cujas imagens foram capturadas por câmeras de segurança em Dudley, na Inglaterra, na semana passada, é um tremendo de um sortudo (e um tremendo de um irresponsável também). O Peugeot 406 dirigido por uma amiga dele capotou ao errar uma curva e o rapaz, que obviamente não estava usando o cinto de segurança, foi ejetado através do teto solar, caindo de boca no chão.

Por muita sorte, o carro não rolou mais uma vez — se isso acontecesse, seria em cima do sujeito. Como se fosse um dublê de Hollywood, ele simplesmente se levanta e vai ver o que houve com a garota.

Segundo alguns noticiários de TV ingleses e dos Estados Unidos que exibiram as imagens, o casal estava discutindo no momento do acidente, mas isso não foi confirmado por outras versões. Fato é que os dois saíram praticamente ilesos do acidente. E que esse camarada não vai ter a mesma sorte duas vezes — e nem você, leitor, deve contar com ela. Basta uma falhazinha do seu anjo da guarda…

Ou seja: use o cinto de segurança. Sempre!

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.