Topo

Gol 2013 pode ter nascido velho: facelift não está descartado

UOL Carros

25/04/2012 15h09

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (25) o lançamento de sua linha 2013. A gama Fox ganhou uma versão Bluemotion (de eficiência otimizada, mas que vendeu quase nada no Polo) e o câmbio I-Motion, automatizado, para o CrossFox.

De resto, nada de alterações realmente significativas — houve ganhos em equipamentos e mexidas mínimas em detalhes sutis (por exemplo, no conjunto óptico do Gol G4). O Golf continua sendo o 4,5 e o Polo, alterado no ano passado, ainda é o habitual desperdício de qualidade: por que ele vende tão pouco, sendo tão bom?

Para saber mais sobre a linha Volkswagen 2013, clique aqui e aqui.

Gol 2013: parece o seu Gol 2009, 2010, 2011 ou 2012? Sim, parece!

Mas a grande notícia, em nossa opinião, está escondida por trás das palavras e surge, na verdade, de um não-acontecimento: onde está o Gol com facelift de meio de geração?

O Gol atual foi lançado em 2008 e, quatro anos depois, clama por uma atualização visual que o alinhe à identidade global da Volkswagen, cujas diretrizes são muito evidentes no Jetta, no Passat e no Touareg: minimalismo nas formas e conjuntos ópticos retilíneos. Isso foi feito com o Fox em 2010.

UOL Carros afirma que essa atualização, necessária para que o Gol encare rivais como os Fiat Uno e Palio, vai mesmo acontecer este ano, a despeito de ser inimaginável a Volks tratar o carro reestilizado como sendo ano-modelo 2014 ainda em junho de 2012 — mês especulado para a mudança.

O Gol com facelift também será ano-modelo 2013, e ponto final.

O carro com novo visual já está circulando nas dependências da fábrica da Volks às margens da rodovia Anchieta, na região do ABC, em São Paulo. Não consta que já tenha saído às ruas; os "flagrantes" publicados até agora eram alarmes falsos.

Representantes da montadora não negam o desenvolvimento do Gol de cara nova, mas pedem desculpas por não poderem falar do assunto agora — e, mais importante, admitem que um carro pode ser alterado substancialmente sem que o ano-modelo avance uma casa.

Depois não vale dizer que não avisamos…

(por Claudio Luis de Souza)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.