Topo

Novo Siena vai se chamar Grand Siena

UOL Carros

28/02/2012 20h56

Acabamos de receber o convite formal para o lançamento do Fiat Siena 2013. O e-mail chegou bem no momento em que redigíamos um post corrigindo uma informação sobre o local da apresentação (o texto está mantido, ipsis litteris, logo mais abaixo).

Ao ler o conteúdo da mensagem da Fiat, tive uma enorme vontade de gritar o clássico (e provavelmente nunca exclamado de verdade) PAREM AS MÁQUINAS!

Não o fiz porque em internet não há máquinas a parar. Mas a novidade é mesmo para ser bradada: a Fiat resolveu batizar a nova geração do Siena de… Grand Siena!

Segue uma reprodução do que deve ser o emblema do carro a partir de agora, tirada do próprio convite enviado pela Fiat na noite desta terça-feira (28):

Para quem não se lembra, vai abaixo a foto mais explícita do Sie… digo, do Grand Siena que já publicamos, oferecida pelo colega mineiro Marlos Ney Vidal:


Este carro continua a não ser um Siena: agora o sedã da Fiat é Grand

É possível fazer algumas suposições sobre o porquê de a Fiat agregar um predicado ao sujeito. O Palio de duas gerações atrás segue em produção ao lado do atual, que é completamente diferente (leia-se, mais moderno). No entanto, ambos chamam-se Palio. Não é uma confusão grave, mas não deixa de ser uma confusão.

Já está definido que a Fiat vai manter uma versão de entrada do Siena com a cara da EL atual — que, aliás, é bem bonitinha. Faz sentido, portanto, pegar emprestado a força do termo "Grand", usada pela agora aliada Jeep no Grand Cherokee e pela rival Nissan no Grand Livina, só para citar dois exemplos que vêm à mente de imediato, e conferir um certo glamour ao modelo. Que, de resto, deve ser mesmo maior, fisicamente falando, que o atual.

Aguardemos mais detalhes. Por ora, já sabemos o nome do carro e onde será o lançamento. Que era sobre o que eu estava escrevendo, como você pode ler abaixo… 

****************
Dissemos aqui que o novo Fiat Siena será lançado entre 22 e 24 de março. Verdade. Mas, devido à imagem de montanhas nevadas usada pela montadora no convite à imprensa, e pelo fato de o Siena ser feito na Argentina, o autor do post (no caso, eu, editor de UOL Carros) achou que o evento de apresentação à imprensa seria em Bariloche, cidade turística do nosso país vizinho mais querido.

Errado. As montanhas (veja a imagem no post equivocado) são da Cordilheira dos Andes no território do Chile. E o lançamento do Siena será em Santiago, capital daquele país.

****************

E então chegou o e-mail; e paramos tudo.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.