Topo

Cupê RCZ é celebridade do elenco da Peugeot

UOL Carros

24/01/2012 20h29

Em outubro, UOL Carros participou do lançamento do cupê Peugeot RCZ no Brasil. Na ocasião, o editor Claudio Luís de Souza pode guiar o esportivo francês (mas feito na Áustria pela "terceirizada" Magna Steyr) apenas no circuito da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), pista instigante e exigente, mas fechada. Moral da história: faltou a vivência das ruas.

Nada precisa ser acrescentado às impressões iniciais, que você pode reler clicando aqui: o RCZ é mesmo o carro mais impressionante da linha da Peugeot no Brasil. Só não parece ser de outra marca por compartilhar peças vistas até no seu 207. A diferença está no fato de tudo nele ter sido pensando para atrair quem geralmente só tem olhos para os alemães. Como já havíamos cravado, com motor 1.6 turbo, 165 cavalos, câmbio automático de seis marchas (mas sem borboletas no volante) e custando R$ R$ 140 mil, ele "chama para a briga rivais escolhidos por carroceria e preço, o que abrange desde Audi TT e Mini Coupé (inimigos óbvios) até roadsters em geral". Mas isso basta? Me recordo agora do comentário feito por um dos leitores: "Duvido que vá vender, é caro e tem frente de 206".

Foto: Murilo Góes/UOL

Acima, o RCZ e seu teto em forma de nádegas: atrativo extra no país do biquíni
CLIQUE NA IMAGEM para ver mais fotos do cupê no lançamento

Opinião e bumbum, cada um tem o seu. E carro não é "celebridade B", nem "mulher rica": não adianta gritar que é influente, alta, magra, tem nariz bonito, cartão sem limite de crédito e vocação para ser a Eva Perón tupiniquim. "Hellooooooooooo". Tem de mostrar na prática, como ficou provado no episódio do Audi R8 — o alemão comprovou ser mesmo digno do estrelato em Hollywood ao mostrar que era popular também na Praça da Sé (veja novamente aqui).

Então colocamos o RCZ e seu teto em forma de derrière na estrada e tomamos o rumo de Poços de Caldas (MG) — um dos destinos preferidos de muita gente no período de férias seria um bom lugar para tirar a prova dos nove com o modelo.

Fotos: Eugênio Augusto Brito/UOL

Com RCZ exposto ao público, teve espiadinha, tietagem e até bolinada

TODO MUNDO, de criança a dono de Azera, torceu o pescoço, chamou quem estava dentro de milionário, torceu a boca de inveja ao perguntar se o teto todo era de vidro (parece, mas não é) ou se andava tanto quanto aparentava (quase sempre). As fotos deste post mostram alguns desses momentos. Mas o melhor relato para ilustrarmos nossa convivência com o cupê ocorreu no retorno a São Paulo.

A Peugeot tem uma concessionária quase na saída da cidade mineira. Na vitrine, alguns 207, uma picape Hoggar e, meio escondido, o sedã 408. Ponto. UOL Carros passou, olhou e seguiu seu destino. Poucos quilômetros depois, paramos em um posto de combustível para completar o tanque (a média combinada do RCZ, aliás, ficou em 10,9 km/l). Enquanto o frentista embasbacado fazia seu trabalho, uma perua Escapade parou ao nosso lado, derrapando. De dentro, saltam duas figuras esbaforidas, vestidas de macacão azul. Uma rápida olhada revelou o leão da Peugeot estilizado no lado esquerdo do peito de cada um. Após se apresentarem como funcionários da concessionária pela qual havíamos passado há pouco, se justificaram:

"Desculpe a abordagem, mas estamos fazendo o cursinho (treinamento para atender ao cliente no momento da compra e no pós-venda) deste carro e ainda não o tínhamos visto. A gente pode dar uma  olhadinha? Uau… bonitão, né? Vem cá, anda bem? Ah… obrigado, hein? Agora vamos indo, ok? Desculpa de novo, temos de voltar ao trabalho".

Nada mais precisa ser dito ou provado: o RCZ é estrela até mesmo entre os seus. "Arraaaaaaaaaaaaasa!" (Eugênio Augusto Brito, do UOL, em São Paulo)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.