Topo

Mercedes faz gincana com novo Classe A

UOL Carros

20/01/2012 19h57

Em nota desta sexta-feira (20), o site Carsale publicou nota mostrando que a nova geração do Mercedes-Benz Classe A vai começar a rodar camuflada, uma das últimas etapas no projeto de desenvolvimento de um carro, antes que eles ganhe vida.

Ultimamente, o passeio de modelos camuflados pelas ruas — no exterior ou aqui no Brasil — deixou de ser apenas uma necessidade para o acerto final mecânico e de sistemas para tornar-se, também, peça fundamental do marketing do lançamento. Pessoas verão, algumas vão fotografar e enviar para jornalistas especializados, que publicarão. Burburinho garantido a custo baixo em termos de publicidade. Faz parte do jogo.

E, parece, a Mercedes resolveu deixar este jogo mais divertido, transformando-o numa espécie de gincana virtual. Nessas primeiras imagens do novo Classe A uma coisa nos chamou a atenção: a camuflagem do carro traz, sobre a porta traseira, um imenso QR Code, etiqueta similar aos códigos de barras, que pode ser escaneada por aplicativos de smartphones para revelar seu conteúdo.

Com um telefone no mão, fizemos o serviço e fomos parar num site dedicado ao Classe A. Você pode fazer o mesmo apontando seu telefone para a imagem ao lado.

O texto, em alemão, indica que a Mercedes-Benz vai deixar três carros circulando (pela Europa, provavelmente), todos com camuflagem e etiquetas de QR. Quem escanear as três e topar participar da jogada, baixando um aplicativo exclusivo no celular, poderá ganhar uma viagem para curtir a apresentação do modelo. Aliás, esta apresentação está prevista para o Salão de Genebra, em março.

FASE 2
Lançado como monovolume compacto familiar, o Classe A fez história, inclusive no Brasil, no final dos anos 1990 e começo deste século. Ficou popular, mas ganhou fama de mico para os amantes do estilo premium da marca. Já longe do país, o modelo foi atualizado para o resto do mundo, mas nunca se desvencilhou da má fama.

Fotos: Divulgação

O jeitão de carro de família (acima) popularizou o Classe A, mas é passado.
A nova geração (abaixo, o conceito) vai ser esportiva para pegar A3 e Série 1

A nova geração tenta mudar tudo isso. O conceito apresentado no último Salão de Frankfurt mostra que o carro troca de carroceria e estilo, e vira um hatch com visual mais esportivo e condições de encarar os carros de entrada de Audi, BMW e companhia. Depois, conforme executivos e engenheiros da marca revelaram a UOL Carros, deve dar origem a uma família nova, com direito a um três-volumes, que pode até mesmo voltar a ser feita no Brasil. E aí, o jogo pode mudar, de novo.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.