Topo

Álbum-enquete: vote no melhor sedã médio

UOL Carros

07/12/2011 12h12

Da Redação

No final de março, UOL Carros fez um exercício de futurologia com seus amigos internautas ao perguntar qual seria o melhor sedã médio da atual safra. Naquele momento, o marasmo dominava o segmento, com alguns poucos (mas promissores) lançamentos. Os mais votados não estavam nas lojas e o campeão foi o Hyundai Elantra.

Mas os meses passaram e o segmento de três-volumes teve sua reviravolta com novos modelos, que vieram com mais espaço e tecnologia. Assim, chega o momento de perguntar outra vez, agora com argumentos e competidores conhecidos (ou quase, como explicaremos abaixo): Qual é o melhor sedã médio do mercado?

COMPETIDORES
O último a chegar foi o novo Honda Civic, tão em cima da hora que sequer está nas lojas — quem quiser comprar um terá de esperar até janeiro de 2012. Ou então escolher entre um dos seus rivais: Mitsubishi Lancer GT, Chevrolet Cruze, Peugeot 408, Renault Fluence e Volkswagen Jetta vieram em 2011 para alterar a forma como todos enxergavam um sedã médio. O líder Toyota Corolla mudou pouco, mas o suficiente para seguir vendendo mais que todos. Há ainda as opções chinesas Lifan 620 e Chery Cielo — o primeiro estreante, o outro já com um ano de estrada — para quem busca um custo menor, sem abrir mão de ar, airbags e ABS. Kia Cerato e Nissan Sentra se colocam como alternativas orientais aos "campeões de audiência". Por fim, Ford Focus, Fiat LineaCitroën C4 Pallas, mais ou menos neste ordem decrescente, já clamam por atualização, seja visual ou de equipamentos — o modelo da Ford já tem uma nova geração circulando pelo mundo e em testes no Brasil, enquanto o novo da Fiat poderá ser mostrado no Salão de Detroit, em janeiro… Resta saber, apenas, o que a francesa Citroën planeja para seus consumidores.

Com essa lista, não há falta de modelo interessante: quem for conservador encontra o seu, quem preferir ousadia visual e de pegada, também. O certo, porém, é que não há mais espaço para a falta de equipamentos no segmento. Quem compra sedã médio no Brasil atualmente quer muito mais que espaço para família e malas — busca também conforto, segurança garantida e praticidade tecnológica.

UOL Carros adotou dois critérios para selecionar os carros da enquete.

Primeiro, o porte do modelo e a percepção de seu posicionamento no mercado (inclusive quanto ao preço). É por isso que o Honda City, que tem o Civic acima dele, não está no álbum-enquete, mas o Kia Cerato está — já que, para todos os efeitos, é ele que exerce o papel de sedã médio da marca coreana. Pela mesma razão o Nissan Versa ficou de fora, mas o Sentra entrou.

O segundo critério foi escolher apenas carros que foram experimentados pela equipe de UOL Carros. Por essa razão, a Hyundai — que adota como regra não emprestar exemplares de sua gama para testes e que está envolvida num confuso caso de desinformação técnica sobre um outro modelo (o Veloster) — teve seu Elantra barrado.

Também ficaram de for os sedãs médios das marcas premium, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, devido ao preço fora do padrão do segmento. O mesmo vale para a inglesa/chinesa MG.

De resto, as regras são as mesmas de sempre: a enquete tem duração de uma semana (até a manhã do dia 14) e cada internauta pode votar uma única vez. Quem tiver mais votos, leva. E, como sempre, a escolha feita pelo universo de leitores de UOL Carros tem caráter de pura curiosidade, sem rigor científico.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.