Álbum-enquete: vote no melhor sedã médio
Da Redação
No final de março, UOL Carros fez um exercício de futurologia com seus amigos internautas ao perguntar qual seria o melhor sedã médio da atual safra. Naquele momento, o marasmo dominava o segmento, com alguns poucos (mas promissores) lançamentos. Os mais votados não estavam nas lojas e o campeão foi o Hyundai Elantra.
Mas os meses passaram e o segmento de três-volumes teve sua reviravolta com novos modelos, que vieram com mais espaço e tecnologia. Assim, chega o momento de perguntar outra vez, agora com argumentos e competidores conhecidos (ou quase, como explicaremos abaixo): Qual é o melhor sedã médio do mercado?
COMPETIDORES
O último a chegar foi o novo Honda Civic, tão em cima da hora que sequer está nas lojas — quem quiser comprar um terá de esperar até janeiro de 2012. Ou então escolher entre um dos seus rivais: Mitsubishi Lancer GT, Chevrolet Cruze, Peugeot 408, Renault Fluence e Volkswagen Jetta vieram em 2011 para alterar a forma como todos enxergavam um sedã médio. O líder Toyota Corolla mudou pouco, mas o suficiente para seguir vendendo mais que todos. Há ainda as opções chinesas Lifan 620 e Chery Cielo — o primeiro estreante, o outro já com um ano de estrada — para quem busca um custo menor, sem abrir mão de ar, airbags e ABS. Kia Cerato e Nissan Sentra se colocam como alternativas orientais aos "campeões de audiência". Por fim, Ford Focus, Fiat Linea e Citroën C4 Pallas, mais ou menos neste ordem decrescente, já clamam por atualização, seja visual ou de equipamentos — o modelo da Ford já tem uma nova geração circulando pelo mundo e em testes no Brasil, enquanto o novo da Fiat poderá ser mostrado no Salão de Detroit, em janeiro… Resta saber, apenas, o que a francesa Citroën planeja para seus consumidores.
Com essa lista, não há falta de modelo interessante: quem for conservador encontra o seu, quem preferir ousadia visual e de pegada, também. O certo, porém, é que não há mais espaço para a falta de equipamentos no segmento. Quem compra sedã médio no Brasil atualmente quer muito mais que espaço para família e malas — busca também conforto, segurança garantida e praticidade tecnológica.
UOL Carros adotou dois critérios para selecionar os carros da enquete.
Primeiro, o porte do modelo e a percepção de seu posicionamento no mercado (inclusive quanto ao preço). É por isso que o Honda City, que tem o Civic acima dele, não está no álbum-enquete, mas o Kia Cerato está — já que, para todos os efeitos, é ele que exerce o papel de sedã médio da marca coreana. Pela mesma razão o Nissan Versa ficou de fora, mas o Sentra entrou.
O segundo critério foi escolher apenas carros que foram experimentados pela equipe de UOL Carros. Por essa razão, a Hyundai — que adota como regra não emprestar exemplares de sua gama para testes e que está envolvida num confuso caso de desinformação técnica sobre um outro modelo (o Veloster) — teve seu Elantra barrado.
Também ficaram de for os sedãs médios das marcas premium, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, devido ao preço fora do padrão do segmento. O mesmo vale para a inglesa/chinesa MG.
De resto, as regras são as mesmas de sempre: a enquete tem duração de uma semana (até a manhã do dia 14) e cada internauta pode votar uma única vez. Quem tiver mais votos, leva. E, como sempre, a escolha feita pelo universo de leitores de UOL Carros tem caráter de pura curiosidade, sem rigor científico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.