Topo

Que horas são? Aqui ou no Japão?

UOL Carros

26/11/2011 15h48

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros

O Japão e as montadoras japonesas querem provar que estão vivos no jogo automotivo. Depois do terremoto e tsunami de março último, que abalou a indústria do país, e que para os brasileiros que curtem carros teve como maior reflexo uma bagunçada no cronograma de lançamento do Honda Civic (mostrado à imprensa esta semana, mas nas lojas só em janeiro de 2012), e no âmbito mais geral a provável queda da Toyota da liderança mundial em vendas, chegou a hora de fazer da 42ª edição do Tokyo Motor Show um exemplo de resistência e superação.

Esta é a primeira vez que UOL Carros vai a Tóquio cobrir o evento, que tem como ponto alto um verdadeiro mostruário de tecnologia e de visões ambiciosas do futuro, corporificados em dezenas de conceitos que, evento após evento, só ficam a dever uma coisa: virar realidade.

De resto, não é moleza ir a Tóquio. Por improvável que possa parecer, neste momento UOL Carros está sentado numa sala do aeroporto de Detroit (Estados Unidos), cidade-palco, daqui pouco mais de um mês, do salão mais importante dos EUA (que também terá nossa cobertura).

Mas não estamos adiantados para o autoshow ianque. Estamos é presos numa espécie de túnel do tempo meio maluco, que é o que é uma viagem ao Japão.


Destoando dos destinos locais, DL 629 sai de Detroit para Nagóia

Saímos de São Paulo ontem (sexta-feira), por volta de 22h30. Nossa primeira parada era a cidade de Atlanta (EUA), que é sede da Delta Airlines, pela qual voamos. Chegamos lá às 5h20 de hoje, no horário local, ou 8h20 também de hoje no Brasil. O aeroporto ainda estava fechado — o pessoal só começa a trabalhar às 5h30 –, e por isso esperamos 10 minutos dentro do avião parado na pista.

Decolamos de Atlanta por volta de 9h15 de hoje, ou 11h15 no Brasil, para uma segunda parada nos EUA, esta aqui, em Detroit. Pousamos por volta de 11h, ou 14h de hoje no Brasil e (é o momento de citar isso) 1h da madrugada de amanhã no Japão. Deixaremos Detroit por volta de 15h30 de hoje, hora local, para chegar a Nagóia (nossa primeira parada no Japão) às 19h15 de amanhã na hora local (ou 8h15 de amanhã na hora do Brasil, e 5h15 daqui de Detroit, mas neste caso também amanhã).

Em suma, se não erramos em nosso relato e nos cálculos dos fusos, o fato é que saímos do Brasil ontem à noite e chegaremos ao Japão amanhã à noite. Por hoje, é o que podemos dizer.

Mas não custa lembrar que voltaremos do Japão no dia 3, sábado, saindo às 15h40 de Tóquio e chegando a Los Angeles às 8h45 (hora local) do mesmo sábado, ou seja, voltando no tempo apesar do fuso que coloca o relógio de Tóquio 17 horas à frente de L.A. — e depois partindo de Los Angeles às 10h40 e chegando a Atlanta às 17h55 ainda no sábado (mas é bom lembrar que esse horário equivale a 14h55 em Los Angeles), e então partindo 19h35 de Atlanta também no sábado (ou seja, 22h35 no Brasil) e chegando a São Paulo às 8h15 de domingo, dia 4. Que, em Tóquio, serão 19h15. De domingo, também.

Melhor dar um tempo com essas contas.

Viagem a convite da Toyota

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.