Topo

A razão para o novo Siena chegar somente em 2012

UOL Carros

18/11/2011 20h24

Da Redação
Em São Paulo (SP)

As fotos do novo Fiat Siena camuflado, que registramos durante visita de UOL Carros a Belo Horizonte (MG), no começo do mês, para o lançamento do novo Palio, fizeram sucesso e ajudaram a esclarecer algumas coisas que seguiam obscuras quanto ao modelo.

Antes de falar nisso, reproduzimos aqui duas projeções feitas por Renato Aspromonte, especialista no tema e editor de um site de design. Elas não são inéditas, mas mostram bem o que deve ser o novo visual do sedã — com dianteira de Idea e uma firulinha nas lanternas de Alfa Romeo:

 

A terceira imagem é uma das fotos de Murilo Góes, à qual demos um tratamento para tentar realçar as linhas do Siena sob a camuflagem. OK, não ficou perfeito, mas ajudou!

A dúvida que se tinha era se o lançamento do Siena aconteceria este ano — ou não. Mesmo no lançamento do Palio havia ainda muito jornalista apostando que a Fiat faria um evento às pressas até meados de dezembro, quase que desovando o novo sedã no mercado.

A razão: se lançado este ano, o Siena teria de oferecer airbags e freios com ABS em 15% de sua produção. Lançado em 2012, a cota subiria (como subirá) para 30%, em preparação para os 100% que vigirão em 2014.

Ou seja, lançar o carro rapidamente permitiria empurrar com a barriga a adição desses dois equipamentos de segurança (que, hoje, já são básicos, elementares até) mesmo num nível ainda distante sequer da METADE das unidades.

Mas isso não vai acontecer. Porque hoje em dia é difícil ter má intenção sem aguentar consequências (como, por exemplo, a imprensa escancarando suas razões), a Fiat vai cumprir seu cronograma e lançar o Siena em 2012, já como ano-modelo 2013 e arcando com o ônus de proteger (um pouco) melhor a integridade física de (não todos os) seus clientes…

De resto, cumpre corrigir uma injustiça: a reforma no Siena não é apenas um facelift, e sim uma autêntica mudança de geração, com componentes novos e a versátil plataforma do Uno, que já foi alongada no Palio.

Agradecemos, mais uma vez, a valorosa contribuição de Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.