Topo

Para a Mercedes-Benz, simulador é coisa (bem) séria

UOL Carros

21/07/2011 16h45

RODRIGO LARA
Da Redação

Gran Turismo, Forza Motorsport, R-Factor: os simuladores de direção, sejam eles esportivos ou não, normalmente estão ligados a jogos de videogame e computadores, tendo como intuito a diversão. Essa realidade muda um pouco se levarmos em conta que pilotos profissionais muitas vezes usam esses programas como forma de manter os reflexos e a coordenação em dia, e também de conhecer novas pistas.

A Mercedes-Benz abordou a questão da simulação de uma forma, digamos, mais séria. A marca construiu um aparelho de última geração para ajudar no desenvolvimento dos seus carros, seja em aspectos mecânicos ou em sistemas eletrônicos.

Para se ter uma dimensão do aparelho, vale a pena conferir alguns dados a respeito de sua construção: ele custou 25 milhões de euros (quase R$ 56 milhões) e possui motores que geram até 1.700 cavalos de potência para simular as forças que atuam sobre o motorista.

Está instalado sobre 12 metros de trilhos, de maneira que cada aceleração ou frenagem seja transmitida com fidelidade para dentro de sua cabine. No interior, além de imitar com perfeição a cabine dos carros da marca, o simulador possui oito projetores, garantindo um campo de visão de 360 graus.

Confira no vídeo de divulgação abaixo, distribuído pela Mercedes-Benz (com narração em inglês) como funciona esse megassimulador.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11851194[/uolmais]

De acordo com Eberhard Zeeb, diretor do Departamento de Simuladores de Direção da Daimler, o aparelho é altamente customizável. "Nós podemos colocar qualquer motorista normal numa situação de acidente, ver como ele reage a isso e como o carro pode ajuda-lo nessas circunstâncias", afirma.

Outra função do simulador está ligada ao aprimoramento dos veículos. "Usamos no início do desenvolvimento dos carros, para acertar detalhes do chassi e dos sistemas", explica Zeeb.

Nota-se que, para a Mercedes-Benz, simuladores não têm nada a ver com brincadeira…

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.