Blog UOL Carros

O Golf 7 já está no forno, mas e daí?

UOL Carros

Da Redação

Sexta-feira, 15 de julho de 2011. Um dos assuntos automotivos do dia aqui no Brasil foi a projeção feita pela revista Car and Driver (visite o site da publicação aqui) mostrando o que pode vir a ser a nova geração do hatch médio Volkswagen Golf a ser vendida no Brasil. Curiosamente, os europeus discutiram a mesma coisa: projeções divulgadas pelo Autocar (o site inglês está aqui) mostram o que pode ser a sétima geração do carro por lá.

Embora com diferenças de traço e de adequações para cada um dos mercados — o esboço latino-americano parece menos factível que o europeu, embora simplificações de material sejam comuns por aqui (infelizmente) –, as duas publicações trataram do mesmo carro. Veja abaixo e compare:

Projeção: Car and Driver Brasil

CLIQUE NA IMAGEM e leia o texto da revista Car and Driver
Esboço do Golf 7 latino tem frente mundial da VW, mas para-choque e grande são simples demais

Projeção: Autocar.co.uk

Robustez no traço europeu: para-choque largo, grade aprimorada e linha lateral arqueada

O novo Golf  “brasileiro'' deve ser feito no México, segundo explica o texto da C/D (leia aqui), com custos menores e sem imposto de importação. Quando lançado, representaria o fim do vácuo entre o modelo nacional e seu similar europeu, que nos últimos anos não tem sido nada similar: nós convivemos com uma releitura da quarta geração (a ponto de ser apelidada de Golf 4,5); eles andam na sexta geração. A partir dele, todo mundo estaria com a sétima geração nas ruas (não tente entender, apenas aceite).

No Brasil, ao que consta, o novo Golf já teria até um rival definido, o sul-coreano Hyundai i30, atual líder de vendas e paradigma do segmento de médios. No futuro, apostamos, terá de mirar também o ainda não lançado Chevrolet Cruze Hatch, que deve chegar no segundo semestre deste ano ou no começo de 2012.

Na Europa, o Golf 6 inaugurou a atual identidade da Volkswagen (grade afilada, faróis horizontais) junto com o cupê Scirocco e atualizou a cara de bom moço (sim, insossa) da geração anterior. Com tudo isso, manteve liderança de vendas no continente, mas com ressalvas: perdeu quase 15% de participação desde seu lançamento em 2008 (relembre aqui). Só não entregou a ponta porque o segundo colocado, o compacto Ford Fiesta, também perdeu vendas, mas acabou ajudando os rivais diretos Ford Focus e o novo Opel Astra a ganharem espaço. Daí seu substituto já ser cogitado — e até mostrado — menos de três anos depois.

Segundo o Autocar, o novo Golf europeu terá mais componentes de performance e segurança e, essencial, um interior diferenciado, com novo painel e mostradores. Tais mudanças são cruciais para voltar a encantar o consumidor de lá. Por aqui, porém, a C/D aponta que o caminho será o de igualar o equipamento encontrado atualmente no Jetta, que parece o mesmo do Fox, do Polo, do Gol… mas que representaria um ganho gigantesco em relação ao Golf 4,5. Acontece que o segmento de médios pede atributos como ousadia, diferenciação e timing perfeito de lançamento.

Com tudo isso colocado, uma dúvida atormenta a equipe de UOL Carros: mesmo tirando o atraso e pulando quinta e sexta gerações, o Golf 7 nacional tal e qual cogitado terá alguma chance de emplacar? Dê sua opinião.

LEIA TAMBÉM: Golf ou 'Gorf', a polêmica.

  1. mauro weinert

    27/07/2011 15:03:00

    Até por ter parentesco com alemães, sempre admirei os carros feitos lá, no entanto, já alguns anos deixei de comprar carros Volkswagen. A enganação é tanta que lançam produtos defasados "mas robustos", como se fossem realmente novos. Tomara que coreanos, japoneses e outros europeus começem a dar a surra que a Volks merece, pelo menos em nosso país. Será que nosso mercado ainda não é suficientemente maduro para receber produtos de qualidade??? teremos que vender 10 milhões de carros ou o quê??

  2. Rogério

    21/07/2011 09:55:41

    Realmente comparar um carro que não é automático esse tal de dualogic e além de tudo o Stilo estafora de linha, com o Golf, ah seguro caro? O meu 2010 eu paguei R$2.100,00 pelo Bradesco, para ser caro, depende de quanto você ganha... Estou Olhando para trocar de carro em janeiro e tenho uma desvalorização de troca em css de aproximadamente 7% do que EU paguei nele 0km e do Stilo deve ser uns 30% né?

  3. Carlos

    19/07/2011 10:42:30

    Se toda pessoa que compra um golf G 4,5, deixá-se de comprá-lo e esperasse chegar o G7 ele viria mais rápido. Agora me diga, pra que a sr. VW vai investir milhões em um projeto, se ela tem um projeto antigo que lhe rende muito din din.É obvio que a VW não tem interesse em trazer o modelo novo para cá. Eu mesmo tenho meu golf 2002 e não vou trocá-lo por outro Golf. Vou de Focus, i30....mais de golf velho remodelado não é comigo... Ainda que a VW usasse a estratégia da GM no astra, carrão também defasado mas completo e por um valor R$ 10.000 abaixo de um golf 0 km.Se ninguém mais comprasse um golf G4,5........ai teríamos a G7......Até lá fico com meu 2002 ....

  4. rocha1010

    18/07/2011 18:11:35

    Enquanto o Brasileiro não se conscientizar sobre os valores abusivos que paga em seus produtos, fica difícil mudar esse estado de coisas. Agora mesmo estou vendo várias notícias sobre o lançamento do kia picanto... em nenhum veículo de informação há o principal item que deveria constar para esclarecimento da população, ou seja, seu preço em outros mercados. Na Europa ele é vendido por 17mil reais... aqui já se fala que vai ser lançado por 36 mil reais e muita gente acredita que estará pagando barato, tamanha é a distorção que existe em nosso mercado. fonte http://www.kia.es/Modelos/Picanto/ LUCRO BRASIL- informe-se ou pague o preço da ignorância

  5. Eduardo

    18/07/2011 15:03:27

    Acho que não que não é desculpa de pobre! É mais um que está acordando da mediocridade.

  6. Luizinho

    18/07/2011 14:55:31

    um excelente carro o golf, com certeza será um carro que terá muita venda... e ainda modelo mais antigo é um carro que tem boa comercialização no mercado dos autos...

  7. Wagner

    18/07/2011 14:53:25

    Quando ocorrer o lançamento deste golf, já estarão disponíveis no mercado o Cruze hatch, I30 modelo novo e o Peugeot 308. Será difícil emplacar este carro, ainda mais se vier com este motorzinho de 120 cv flex do novo jetta!!

  8. José A .R.; e Silva

    18/07/2011 14:35:10

    Bom seria se a Presidente Dilma tivesse ousadas iniciativas em contrariedade aos projetos dos fabricantes que descarregam aqui modelos ultrapassados ou, com estilo "genérico" ou ainda "similar", acrescidos de percentuais de lucro altíssimo, descaradamente justiicando seus altos valores com a "pesad a carga tributária do Brasil.Chega, temos condições de desmascará-los.Comparem os preços dos carrros daqui com os da Argentina(façam em dólar), só para que tenham um bom exemplo.Um carro que aqui tem o preço em mais ou menos 130 mil, lá vc compraria por 78 mil.

  9. Fabio

    18/07/2011 14:31:59

    Golf em comparação com outros hatch medios esta atrasado demais.Eu tenho um Stilo Duologic e posso garantir que é muito melhor do que o Golf.Golf foi status, hoje é sinonimo apenas de seguro caro, alias, carissimo.

  10. Luis Valadares

    18/07/2011 14:27:37

    É o "lucro Brazil" ... ninguem qer deixar de lucrar (e alto) nesse mercado.Principalmente os grandes financiadores de carro !Esse "gol" é feio demais ... já era a marca Golf no Brasil !

  11. Renato

    18/07/2011 14:19:20

    Quadrado e sem criatividade, como sempre.

  12. Ricardo

    18/07/2011 14:14:48

    Boa desculpa para quem é pobre!. deixa de ser ridículo

  13. Max

    18/07/2011 14:05:44

    Golfe é um classico da VW, Sempre vai ser um carrão, esses carrinhos I30, cielo, cerato tudo é modinha. Acredito que essa geração VII vai vir para emplacar o GOlf e com certeza vou trocar o meu 2010 por um zero.

  14. Eduardo

    18/07/2011 14:01:26

    Se vier com o motor 2.0 qu equiopa ate hoje os modelos da VW de nada servira essa atualizacao senao um paletó novo.

  15. Dimas

    18/07/2011 14:00:37

    Vamos definir uma coisa aqui. Sou apaixonado por este carro assim como tantos outros que vivem por aí, mas, a diferença é que existem alguns contras que nos distanciam deste veiculo. Recentemente estava pesquisando sobre o golf porque estava com intenções de comprá-lo, mas sabe o que me desmotivou? O altíssimo custo sobre as peças, seguro e etc..., definitivamente, este carro é acessível a alguns, mas estes alguns precisam dispor de uma boa quantia para alimentar este sonho.

  16. Leandro

    18/07/2011 13:59:24

    Tbm Acho!!! Se lançar, vai vender!!!Quem comprar terá mas "status" do que aqueles que comprarem seu concorrentes!!!

  17. Leandro

    18/07/2011 13:50:51

    Não adianta nada falarmos dos carros brasileiros. Todo mundo sabe que temos o carro mais caro do mundo e que não temos opções de qualidade por um preço justo.A questão é que devido a falta de opções nos Hatches Médios e movida pela vontade de ter um carro novo (principalmente uma novidade) acabaremos comprando esse ou um outro carro. Foram feitas inúmera matérias sobre o Lucro Brasil + Carga tributárias, porém estamos em uma época de crescimento economico e queremos, por gostar muito, trocar de carro.Eu acho que podemos colocar um monte de defeitos no carro, mas a marca "VW" faz as vendas acontecerem quando for lançado, e é certeza que muito de nós, que estamos metendo o pau ou falando dos preços, compraremos.

  18. Eduardo

    18/07/2011 13:45:30

    Ja esta na hora do brasileiro deixar de ser idiota. Por aqui, os carros são lançados sem a tecnologia dos europeus e americanos, entretanto o preço é duas a tres vezes o cobrado la fora. Tem alguma coisa muito errada nesse pais, começando pelo seu povo que continua comprando carro caro e defasado.

  19. ivan

    18/07/2011 13:44:19

    Sempre tive VW, porém, resolvi comprar um Fiat e não troco mais pela antiga montadora. A VW parece sofrer de uma falta de identidade inovadora...está presa num limbo, uma coisa sem graça, sem charme, sem entusiasmo. Ela renova mas não inova. Parece uma empresa cansada, tentando cumprir o seu papeu de brigar pelas primeiras posições nas vendas, tão somente.E além de tudo, a marca ainda iniste em vendar separadamente ítens de necessidade como se fossem opcionais...e vende caro.Ivan

  20. Leandrini

    18/07/2011 13:28:23

    Até 50 mil dá pra pagar, acima disso prefiro um i30 que é uma verdadeira maquina, com estilo, classe e muito conforto...hehehehe

  21. não interessa

    18/07/2011 13:14:40

    Eu parei de ser trouxa e comprar carro zero. Hoje sou o feliz proprietário de um lindo fusquinha 1994 que faz com louvor o que todo carro deveria fazer: levar e trazer. Não pago financiamento, meu IPVA é ridículo ( mais 2 anos não terei IPVA mais ), manutenção baratíssima, extremamente forte e robusto, seguro completo incluindo roubo. E além da função de carro ainda me leva para passear nos encontros de carros antigos aos domingos. Parei de ser trouxa. AGORA, QUEM GANHA 2 SALÁRIOS MÍNIMOS E COMPRA UM CARRO POPULAR EM 84 PRESTAÇÕES SÓ PARA IMPRESSIONAR MULHER OU SE MOSTRAR PARA O VIZINHO OU O CUNHADO, ESSE TEM QUE PASTAR MESMO....BRASILEIRO SÓ DA VALOR P BUNDA, CERVEJA E FUTEBOL, Ô POVINHO MEDIOCRE

  22. RENATO

    18/07/2011 13:06:30

    Golf é Golf, e pronto!!!, mas se a VW manter o nível do carro com o estilo europeu, ÓTIMO, mas se colocar no estilo BRASILEIRO, melhor nem lançar, pq pra quem se acostumou com o i30, Focus e Stilo completasso!!!(maravilhoso, rsrs), que dominam as ruas de forma estilosa, mais um golzinho da VW (só q largo) nem de graça!!!!!

  23. Vitor

    18/07/2011 12:57:58

    Um Golf sempre terá a moral de um golf seja de que ano for e onde estiver!!

  24. alexey

    18/07/2011 12:56:08

    Isso é um "Golzão"!kkkkkkkQue falta de criatividade!

  25. thiago alcantara

    18/07/2011 12:46:03

    tenho minha seguinte opiniao , quanto a esse assunto , ta certo que os preço sao muitto absurdo sim , mais o que mais desanima o consumidor de veiculo e a tabella (fip) a gente compra um carro, usa o carro 6 meses perde ja 10.000,00do carro acho isso um absurdo , golf e um carro pode se dezer , de luxo quem vai ate a uma concersonaria compra um veiculo desse porti nao ha de se importa com o consumo e nem com o preço .gosto muito desse carro e pretendo pega uma novo começo do ano que vem se mudar o modelo por que se compra a gora a gente perde . desde de ja agradeço a participaçao .

  26. florisvaldo

    18/07/2011 12:26:59

    porque não produzir aqui igual ao preço vindo do méxico? . Gerar empregos, apesar do golf já estar ultrapassado em desing . merecia um novo desing. mas pra aqueles saudosos ta ai a promessa.

  27. Luis Cláudio

    18/07/2011 12:22:30

    A VW está tentando recuperar o timing em seus lançamentos. Seria melhor que tentasse fabricar o Golf VII na moderna planta de São José dos Pinhais para que, ao comprarmos o carro estejamos garantindo o emprego de brasileiros e não de mexicanos.

  28. Candido

    18/07/2011 12:18:53

    Fico feliz em ver que muita gente percebe que estamos pagando o "olho da cara" por "carroças", veja a escochante carga tributária, a apatia e esperteza das montadoras usurpadoras de nosso país, comparado aos carros e preços em outros países.Sou partidário do boicote ao carro novo e vamos ver como eles resolvem...

  29. Lm332

    18/07/2011 12:14:19

    Mais nem o Polo que tem anos que o modelo novo roda na europa vem para o pais tupiniquim... imagina esse...kkkkkkk se levar em consideração que até nossos amigos ermanos andam de ix 35 por R$ 55.000 e ainda por cima lá e no resto do munto é a Tucson nos e o Brasil que é o melhor da America Latina.kkk também com + de 40% de imposto... Brasileiro e Prego servem só p tomar na cabeça!!!!

  30. Sultão

    18/07/2011 12:06:42

    Este governo do PT é a pior coisa que já aconteceu neste país, pagamos sim os maiores impostos do mundo, carro aqui é coisa de luxo, porque 53% dele é imposto, assim como a gasolina e qualquer outro produto do mercado.Os impostos na Europa são altos sim, mas não como aqui, e outra, lá porconta dos impostos o pessoal tem a garantia de atendimento em hospital, ruas limpas, saneamento e escolas de qualidade, sem falar em outros beneficios.Dizer que lá as coisas são como aqui é no mínimo burrice, Mas fazer o que, povo burro que não sabe e não quer aprender a votar, e ainda vende o voto por qualquer bolsa escola, família, e outras bolsas de merda que existem.Depois vem esta besta que temos como presidenta, que este povo burro votou, dizer que não tem dinheiro para pagar os aposentados.

  31. Norberto

    18/07/2011 11:55:39

    As montadoras nos dão chuchu e nos arrotamos peru, tá na hora de nos tomarmos vergonha e boicotarmos essa montadoras gananciosas......chega de porcaria pelo preço de Mercedes.

  32. David

    18/07/2011 11:55:21

    Estamos condenados a andar com estas carroças com carinha de lançamento ... É lamentável... Não dá nem para entrar na FIAT e na GM ... os modelos da VW estão um pouquinho melhor e a Ford esta desacreditada com seus carros de plástico .... É brincadeira .. DEVEMOS LANÇAR UMA CAMPANHA 1 MÊS SEM COMPRAR CARRO E SE NÃO SURTIR EFEITO .. 2 MESES SEM COMPRAR CARRO .... somos um bando de idi.....!

  33. Ruan

    18/07/2011 11:54:41

    Prefiro o meu 2002 1.8 turbo deixa esse geraçao 7 pra tras so na arrancada. a vw nao faz mas carro como antigamente essa e a verdade .porque que eles nao fabricam o novo santana que foi e e um otimo carro.

  34. Norberto

    18/07/2011 11:53:43

    As montadoras nos dão chuchu e nos arrotamos peru, tá na hora de nos tomarmos vergonha e boicotarmos essa montadoras gananciosas......chega de porcaria pelo preço de mercades.

  35. Santos

    18/07/2011 11:36:19

    Vc só pode ser Tucano mesmo, qual a relação que existe entre os preços dos carros no Brasil, sabendo de antemão que esses impostos existem ha mais de 20 anos, e a maioria foi criada pelo governo Tucano, e o atual governo do PT? Isso é uma questão de margem de lucro, mesmo reduzindo os impostos, ou seja, desfazendo a merda que os tucanos fizeram, ainda sim, as montadoras não iriam praticar os mesmos preços do exterior, afinal em nenhum País do mundo elas conseguem uma margem de lucro maior que aqui no Brasil.

  36. Luciano

    18/07/2011 11:32:46

    A VOLKS, GM, FORD E FIAT SÓ RESPEITARÃO O CONSUMIDOR BRASILEIRO QUANDO ELE FOR MAIS CRITERISO NA COMPRA DE UM CARRO-CARROÇA. CARROÇA POR CARROÇA COMPRA-SE UM CHINÊS PELA METADE DO PREÇO.

  37. Rodolpho

    18/07/2011 11:27:49

    Porque nós todos que reclamamos e acabamos comprando os carros financiados e um milhão de prestações não fazemos um grande boicote, fiquem 3 meses sem comprar carro zero, se precisarem muito comprem um usado, mas não comprem carro zero, dessa forma as empresas teram que rever a margem de lucro e pressionar o governo a rever os impostos imbutidos, pior que o ipi e o iof é o icms que nenhum governo estadual reduz ou abre mão, isso sem contar com o ipva.Boicote já!!!

  38. Alan Sousa Santos

    18/07/2011 11:17:20

    Era um sonho antigo poder comprar um Golf, mas depois que adquiri um Focus o Golf perdi toda a admiração que eu tinha pelo Golf. Na minha opnião o visual do Focus está anos luz à frente deste novo Golf.

  39. gustavo

    18/07/2011 11:14:33

    carro é uma grande merda n adianta abaixa imposto tem sim é que subi-los e investir a grana em transporte coletivo que levarao a menos acidentes de transito assimo governo poparia grana na area da saude. além da poluiçao q diminuiria o transito seria mais livre com menos congestinamento. foda-se a industrias automobilisticas o grande atraso da nação

  40. Marcel

    18/07/2011 11:13:11

    SÓ QUEM QUER APARECER E FAZER MÉDIA COM OS AMIGOS E VIZINHOS, É QUE COMPRA UM CARRO COM ESSE PRÉÇO! E, TEM MUITO BRASILEIRO ASSIM!!E, POR CAUSA DISSO, SUSTENTA ESSE MERCADO INJUSTO.EU NÃO COMPRO.

  41. Irailton Menezes

    18/07/2011 11:12:41

    Só compra carro zero no Brasil quem não tem juízo. Só pra ter uma ideia, o preço de um popular no nosso país equivale ao de um carro de luxo nos EUA. Não caia na onda das montadoras. Prefiro comprar um usado, 2007/08 ou 2009 em perfeito estado e com preço atrativo, do que entrar pelo cano comprando um 0 Km. É melhor agir com a razão do que com a vaidade. Seu bolso agradece!

  42. Raul Giuccuci

    18/07/2011 11:11:05

    Vejam na rede social Abaixo ao Lucro Brasil e 2012 sem carro zero. Vamos nos unir contra os preços absurdos praticados no Brasil!

  43. Mario

    18/07/2011 11:08:00

    Não adianta nada mudar a carcaça e deixar o interior como está, antigo e sem graça. A motorização nem se fala, Golf com motor de Fox. Tenho um I30, o carro é muito bom e bem acabado, antes tinha um Civic que também era muito bom. No meu caso vai ser difícil trocar a linha de asiáticos por estas m... que as 4 grandes tentam nos empurrar.

  44. Claudio

    18/07/2011 11:04:47

    Um HB médio tem que entregar desempenho. O parâmetro, pra mim, não é o i30, é o Focus, com suspensão traseira multilink e comportamento dinâmico de carro de verdade. Se a VW está mirando o i30 de saída, é porque já jogaram a toalha no segmento. Esqueçam.

  45. Rafael

    18/07/2011 10:51:18

    Nao compro carro zero no Brasil, é um roubo, e parece q ficou bem simples esse golf, perdeu todo o status que tinha o 98 que se diferenciava de todos os outros carro da volks!!Prefiro ir de audi A3 SPORTBACK usado.

  46. marlos

    18/07/2011 10:50:27

    é brincadeira isso, que carro é esse uma merda...aqui só vem resto por um preço absurdo

  47. Camboja

    18/07/2011 10:46:42

    Aguardem o 308 que sai no fim do ano.Esse sim vai dar gosto de comprar.

  48. Eu

    18/07/2011 10:43:41

    Nossa é anova cpoia do Stylo da Fiat. e o pior que nao tem classe e sempre foi carro de bandido.

  49. valdeir de oliveira guerra

    18/07/2011 10:42:38

    antigamente o golf era um carro bastante badalado,agora me pareçe q ele esta em baixa,tanto q ta indo para a geração 7,porq?

  50. Carlos

    18/07/2011 10:33:32

    Eu tambem diria: Vamos ACORDAR.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso