Topo

O Golf 7 já está no forno, mas e daí?

UOL Carros

15/07/2011 20h20

Da Redação

Sexta-feira, 15 de julho de 2011. Um dos assuntos automotivos do dia aqui no Brasil foi a projeção feita pela revista Car and Driver (visite o site da publicação aqui) mostrando o que pode vir a ser a nova geração do hatch médio Volkswagen Golf a ser vendida no Brasil. Curiosamente, os europeus discutiram a mesma coisa: projeções divulgadas pelo Autocar (o site inglês está aqui) mostram o que pode ser a sétima geração do carro por lá.

Embora com diferenças de traço e de adequações para cada um dos mercados — o esboço latino-americano parece menos factível que o europeu, embora simplificações de material sejam comuns por aqui (infelizmente) –, as duas publicações trataram do mesmo carro. Veja abaixo e compare:

Projeção: Car and Driver Brasil

CLIQUE NA IMAGEM e leia o texto da revista Car and Driver
Esboço do Golf 7 latino tem frente mundial da VW, mas para-choque e grande são simples demais

Projeção: Autocar.co.uk

Robustez no traço europeu: para-choque largo, grade aprimorada e linha lateral arqueada

O novo Golf  "brasileiro" deve ser feito no México, segundo explica o texto da C/D (leia aqui), com custos menores e sem imposto de importação. Quando lançado, representaria o fim do vácuo entre o modelo nacional e seu similar europeu, que nos últimos anos não tem sido nada similar: nós convivemos com uma releitura da quarta geração (a ponto de ser apelidada de Golf 4,5); eles andam na sexta geração. A partir dele, todo mundo estaria com a sétima geração nas ruas (não tente entender, apenas aceite).

No Brasil, ao que consta, o novo Golf já teria até um rival definido, o sul-coreano Hyundai i30, atual líder de vendas e paradigma do segmento de médios. No futuro, apostamos, terá de mirar também o ainda não lançado Chevrolet Cruze Hatch, que deve chegar no segundo semestre deste ano ou no começo de 2012.

Na Europa, o Golf 6 inaugurou a atual identidade da Volkswagen (grade afilada, faróis horizontais) junto com o cupê Scirocco e atualizou a cara de bom moço (sim, insossa) da geração anterior. Com tudo isso, manteve liderança de vendas no continente, mas com ressalvas: perdeu quase 15% de participação desde seu lançamento em 2008 (relembre aqui). Só não entregou a ponta porque o segundo colocado, o compacto Ford Fiesta, também perdeu vendas, mas acabou ajudando os rivais diretos Ford Focus e o novo Opel Astra a ganharem espaço. Daí seu substituto já ser cogitado — e até mostrado — menos de três anos depois.

Segundo o Autocar, o novo Golf europeu terá mais componentes de performance e segurança e, essencial, um interior diferenciado, com novo painel e mostradores. Tais mudanças são cruciais para voltar a encantar o consumidor de lá. Por aqui, porém, a C/D aponta que o caminho será o de igualar o equipamento encontrado atualmente no Jetta, que parece o mesmo do Fox, do Polo, do Gol… mas que representaria um ganho gigantesco em relação ao Golf 4,5. Acontece que o segmento de médios pede atributos como ousadia, diferenciação e timing perfeito de lançamento.

Com tudo isso colocado, uma dúvida atormenta a equipe de UOL Carros: mesmo tirando o atraso e pulando quinta e sexta gerações, o Golf 7 nacional tal e qual cogitado terá alguma chance de emplacar? Dê sua opinião.

LEIA TAMBÉM: Golf ou 'Gorf', a polêmica.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.